A carreira de contador está em risco? Há quem diga que os dias na Contabilidade estão contados em virtude da automatização de tarefas e digitalização do sistema fiscal. Mas, a realidade não é tão assustadora quanto preconizam. Afinal, o contador é o profissional que gerencia as finanças empresariais, cuida dos impostos, entre outras funções. Diante disso, vale a pena saber sobre o mercado no exterior e, por exemplo, quanto ganha um contador em Portugal.
E por que Portugal? Porque o país é o destino de muitos brasileiros em busca de melhores oportunidades. No entanto, algumas áreas são mais promissoras que outras, por isso, é interessante fazer pesquisas antes de embarcar. Segundo o Guia do Mercado Laboral da Hays, as profissões mais procuradas no mercado de trabalho português estão nas áreas:
- Comercial;
- Tecnologia da Informação;
- Engenheiros;
- Marketing e Comunicação;
- Administrativo;
- Financeiro;
- Recursos Humanos;
- Apoio ao cliente;
- Hotelaria;
- Consultores.
E onde está a Contabilidade? O contador está entre as carreiras mais bem pagas da Europa. Só para exemplificar, na Inglaterra, o profissional chega a perceber 35 mil libras anuais. Mas, como ser contador em Portugal? E quanto ganha o contador em Portugal?
Como ser contador em Portugal?
O primeiro passo para brasileiros exercerem a profissão de contador em outro país é validar o diploma de graduação. O procedimento é realizado por organizações especializadas e pode ser bem burocrático. No caso de Portugal, a boa notícia é que desde 1º de janeiro de 2019, passou a valer o Decreto-Lei n.º 66/2018, publicado em 16 de agosto de 2018, que define regras novas para o reconhecimento de graus acadêmicos no país.
O objetivo da nova lei é uniformizar a validação de diplomas em Portugal, diminuir os prazos de entrega e aumentar o número de graus para reconhecimento, tornando o processo mais rápido e claro.
Para trabalhar em Portugal, pode ser necessário fazer o reconhecimento profissional, feito diretamente na instituição relacionada à profissão. Em Portugal, os contabilistas têm duas atividades que são reguladas por Lei, a saber:
- Contabilistas Certificados (CC): responsáveis pelas contabilidades das empresas ou de outras entidades. Estes profissionais são representados pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC).
- Revisores Oficiais de Contas (ROC)/auditor: funções de auditoria das empresas ou outras entidades. Estes profissionais são representados pela Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC).
Para exercer a profissão no país, é necessário proceder com a validação do diploma em Portugal. As exigências de cada área podem ser consultadas nos sites:
- Estatuto da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas – Site OROC
- Estatuto da Ordem dos Contabilistas Certificados – Site OCC
Quanto ganha um contador em Portugal?
Infelizmente, o salário do contador em Portugal vai na contramão da média encontrada em outros países da Europa. A média salarial de um contador no país é de € 1.214 por mês. Porém, a depender da área de atuação e região, a remuneração média anual pode alcançar € 30 mil anuais.