Qual é o país mais seguro de cada continente? Confira a lista!
O mundo pode até ser um tanto hostil, mas ainda há cantinhos de paz por aí
Ninguém gosta de passar susto enquanto viaja, né? Por isso, quando as pessoas organizam suas viagens, um dos pontos que mais pesquisa é a segurança do destino. Sobretudo em viagens solo e, mais ainda, mulheres viajando sozinhas.
Ainda que, infelizmente, existam lugares muito pouco recomendados para isso, outros se destacam justamente por não terem nada a temer. Para ilustrar isso, trouxemos o país mais seguro de cada continente.
O ranking tem, como base, o relatório mais recente do Institute for Economics and Peace para o Índice de Paz. Nele, a organização mediu diferentes aspectos, como nível de segurança e proteção da sociedade. Ainda, a extensão dos conflitos domésticos e internacionais, bem como o nível de militarização. Embora o cenário de alguns deles esteja bastante instável, dá para ter alguma ideia de onde viajar sem passar perrengues.
LEIA MAIS: Países com visto de nômade digital: confira a lista atualizada!
Resultados gerais
A princípio, dos dez primeiros países mais seguros, sete são europeus (Islândia, Dinamarca, Irlanda, Áustria, Portugal, Eslovênia e Suíça). Em seguida, vieram dois asiáticos (Singapura e Japão) e um na Oceania (Nova Zelândia).
Por outro lado, há os países que mais caíram no ranking em comparação com o ano anterior. E nem é difícil saber porque, pois as notícias de conflitos envolvendo Ucrânia, Haiti, Mali, Israel e Rússia só aumentam. De acordo com o estudo, portanto, os dez mais perigosos são:
- Afeganistão
- Iêmen
- Síria
- Sudão do Sul
- República do Congo
- Rússia
- Ucrânia
- Somália
- Sudão
- Iraque
Mas, queremos mesmo é saber qual é…
Qual o país mais seguro por continente?
Então, abaixo, trouxemos uma lista com os países mais bem colocados em cada continente. Mas, antes de planejar sua viagem, verifique as atualizações e principalmente documentos exigidos.
Islândia é o país mais seguro da Europa
No quesito país mais seguro do continente, a Terra do Fogo e do Gelo ganha no Velho Mundo. E nem surpreende tanto! Só para ilustrar, tem 350.000 habitantes e baixíssimos índices de criminalidade. Aliás, tem apenas 1,124 pontos de insegurança, o menor em todo o mundo.
Lar de fiordes, gêiseres e geleiras, auroras boreais e vulcões;, a Islândia também faz modernidade e tradição coexistirem. Sem falar nas paisagens impressionantes e habitantes amigáveis.
Um exemplo claro é a capital, Reykjavik, que também é sua cidade mais segura. Cosmopolita, embora cercada por uma natureza que só existe lá.
Qual é a melhor época para visitar o país? Sempre, desde que tenha em mente os invernos nevados e verões de dias intermináveis. Não importa quais sejam seus interesses, pode desfrutar de todas as diversas oportunidades que o país oferece.
Oceania tem a Nova Zelândia
Não se trata apenas de uma segurança regional, mas em escala global. Afinal, a Nova Zelândia fica atrás apenas da Dinamarca e da Irlanda. Composto por duas grandes ilhas e outras menores, o país também possui geleiras e fiordes, além dos melhores cenários para apreciar as estrelas.
A antiga civilização maori preserva suas tradições e cultura, o que, aliás, são a marca registrada de Aotearoa (nome da Nova Zelândia). E quanto à segurança? Segundo o Índice, apenas 1,313 pontos, reflexo dos investimentos em bem-estar e combate à criminalidade.
O representante da Ásia é Singapura
A cidade-estado que se tornou moda nos últimos anos, Singapura vence como país mais seguro de cada continente, neste caso, da Ásia. Além de um dos centros neurais do comércio mundial, tem a terceira maior renda per capita do mundo.
Ainda que o clima possa arruinar seus planos de viagem, há sempre muitos lugares fabulosos para conhecer. Isso inclui desde um dos aeroportos mais bonitos do mundo até os mercados de comida de rua.
Quanto à segurança, temos um dos índices de criminalidade mais baixos do mundo, segundo o Index: 1,188.
América do Norte tem o Canadá
Surpresa? Quase nenhuma, né? O segundo maior país do mundo, depois da Rússia, tem grande parte de seu território desabitado pelos humanos, mas não pela natureza. Afinal, ela domina com seus lagos, montanhas, florestas, geleiras, praias, ursos polares, linces, leões…
Além disso, a ocupação britânica e francesa reflete uma mistura de tradições e culturas que tornam este lugar único. E mesmo nas grandes cidades, como Toronto, Montreal ou Vancouver, a sensação de segurança permanece.
Ainda bem, pois este é um dos melhores lugares para ver as auroras boreais no mundo.
Na África, as Ilhas Maurício é o país mais seguro
Ali pertinho de Madagascar, um paraíso chamado Ilhas Maurício fica em 23º lugar no ranking geral. Dono de um território que abriga áreas de selva, praias de águas cristalinas e areia branca banhadas pelo Oceano Índico, tem ainda habitantes muito hospitaleiros.
Um destino perfeito para uma lua de mel, tornou-se um dos lugares mais sofisticados e desejados nos últimos anos. Principalmente diante da variedade de atividades aquáticas, tranquilidade, boas temperaturas e, acima de tudo, segurança.
América Latina tem a Costa Rica
Já falamos tanto dela por aqui que, de repente, nem seja muito surpreendente! Considerando Américas do Sul e Central, a Costa Rica entra na lista do país mais seguro de cada continente. Os fatores para isso são muitos.
Primeiramente, não tem exército, o que já indica a inexistência de conflitos internos. Afinal, com praias e vulcões, além da maior biodiversidade do planeta, as pessoas se preocupam mais em aproveitar espaços como o Parque Nacional Manuel Antonio do que brigar.
LEIA MAIS: Tesouros escondidos da Itália: 6 destinos fascinantes
Ademais, a calorosa recepção dos moradores cria um ambiente acolhedor e seguro, acolhendo os viajantes com o maior respeito. Mas não para por aí! Aventura e a calma se unem à gastronomia local, um misto de sabores e imensa variedade de frutas.
Então, já arrumou as malas para conhecer algum dos países mais seguros em cada continente?