Se você é uma pessoa que viaja bastante, já deve ter enfrentado algum problema durante sua viagem, não é mesmo? As reclamações em companhias aéreas são mais comuns do que imaginamos, mas esse número está cada vez menor.
Quando comparamos o número de reclamações nas companhias entre janeiro e março de 2023, podemos observar que ele é menor do que no mesmo período do ano passado.
Por isso, para que você entenda melhor o assunto, hoje trouxemos algumas informações sobre as companhias que realmente resolvem os problemas dos passageiros, que sabem lidar com esses problemas e também as que possuem melhor pontuação. Acompanhe a seguir!
Companhias internacionais com mais reclamações
Quando falamos sobre as companhias aéreas internacionais, podemos destacar aquelas que possuem um número maior de reclamações dos passageiros, como a TAP Air Portugal, por exemplo, que registra mais de 321,19 reclamações a cada 100 mil passageiros.
Esse número realmente assusta, mas também existem aquelas onde as reclamações são mais baixas, como a American Airlines, que possui 75,65 reclamações a cada 100 mil passageiros, e também a Fly Bondi, com 10,71 reclamações para essa mesma quantidade de pessoas atendidas.
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Companhias nacionais com mais reclamações
Já nas companhias aéreas nacionais, o número de reclamações é mais baixo quando comparado às companhias internacionais. A Gol, por exemplo, registrou 81,90 reclamações a cada 100 mil passageiros atendidos.
A Azul é a que menos teve reclamações registradas, com 54,78 reclamações para essa mesma quantidade de pessoas que voaram nos últimos meses.
Quais são as reclamações mais frequentes?
Quando falamos sobre os problemas com as companhias aéreas, podemos dizer que existem algumas reclamações consideradas frequentes, que acontecem em quase todas as empresas.
Dentre as maiores, problemas com atrasos sempre estão na lista, assim como problemas com as bagagens despachadas, realocação de voo e também o cancelamento de voo.
A forma como as companhias tratam seus passageiros também é algo que deve ser levado em consideração, afinal, muitos deles afirmam que não conseguem resolver suas queixas de forma simples com os atendentes dos aeroportos.
A maioria dessas reclamações é feita através do Consumidor.gov.br, uma plataforma do governo.
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As companhias respondem a essas reclamações?
Quando falamos sobre os retornos que os passageiros recebem ao fazerem reclamações com as companhias aéreas, existem aquelas que respondem mais rapidamente do que outras.
A empresa que melhor atende os passageiros, segundo estudos e pesquisas, é a Latam Brasil, que responde em média em 4 dias.