Qual a posição do Brasil na lista dos países mais seguros do mundo? Veja o TOP 10!
Ranking Global Peace Index 2023 revela desafios de segurança para o Brasil e destaca a qualidade de vida na Islândia
O Índice Global de Paz (GPI), um indicador elaborado anualmente pelo Instituto de Economia e Paz (IEP), mais uma vez destacou a Islândia como o país mais seguro para visitar ou viver em 2023.
Este é o 16º ano consecutivo em que a Islândia ocupa o primeiro lugar no ranking, mantendo-se como o lugar mais pacífico do mundo desde 2008, quando o IEP começou a coletar dados para o GPI.
O GPI avalia cuidadosamente os níveis de conflito, criminalidade e insegurança socioeconômica, oferecendo uma visão geral da paz global.
Destaques do ranking
Com essa análise detalhada, a Islândia mais uma vez se destaca como um exemplo de estabilidade e segurança, mantendo sua reputação como o lugar mais pacífico para se viver.
Enquanto isso, o Brasil ocupa a 132ª posição no índice, um lugar abaixo dos Estados Unidos. Já nossos vizinhos argentinos se encontram na 54ª posição, sendo considerados o país mais seguro da América do Sul.
Um dos principais desafios identificados pelo IEP para o Brasil está relacionado à segurança da sociedade e do território, colocando o país como o 13º pior do mundo nesse aspecto específico. Questões ligadas à criminalidade e à instabilidade socioeconômica são pontos que afetam a avaliação da segurança no Brasil.
Países mais seguros de acordo com o Índice Global de Paz 2023:
1° lugar – Islândia
2º lugar – Dinamarca
3º lugar – Irlanda
4º lugar – Nova Zelândia
5º lugar – Áustria
6º lugar – Singapura
7º lugar – Portugal
8º lugar – Eslovênia
9º lugar – Japão
10º lugar – Suíça