7 Profissões que se aposentam mais cedo pelo INSS – Confira quais são elas!

O INSS tem uma lista de profissões que garantem aposentadoria mais cedo. Veja algumas delas neste artigo!

Existem algumas profissões que se aposentam mais cedo em função das atividades realizadas durante o exercício do trabalho. Isso porque, elas expõem os trabalhadores a riscos frequentes, o que pode afetar a qualidade de vida ao longo do tempo.

Com isso, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece o benefício da aposentadoria especial para esses colaboradores. Assim, o órgão disponibiliza uma lista com as profissões com direito a esse benefício.

Desse modo, no artigo de hoje, nós vamos te mostrar algumas das profissões que se aposentam mais cedo, conforme as regras do INSS. Confira a seguir!

Profissões que se aposentam mais cedo — saiba como funciona a aposentadoria especial do INSS!

A aposentadoria especial é um direito dos trabalhadores que realizam as suas funções em locais que oferecem exposição frequente a riscos e a agentes nocivos. Com isso, a sua integridade física pode ser afetada com o passar do tempo. 

LEIA MAIS:

Assim, conforme as novas regras estabelecidas pela Reforma da Previdência em 2019, as idades mínimas para ter direito à aposentadoria especial são:

  • 55 anos para atividades de alto risco;
  • 58 anos para atividades de médio risco;
  • 60 anos para as atividades de baixo risco.

Além disso, conforme o grau da exposição, existem tempos mínimos de contribuição para garantir o direito ao benefício. São eles:

  • Atividades de alto risco: 15 anos de contribuição;
  • Atividades de médio risco: 20 anos de contribuição;
  • Atividades de baixo risco: 25 anos de contribuição.

Veja abaixo algumas das profissões que se aposentam mais cedo:

Aeronautas

Como os aeronautas ficam expostos à pressão atmosférica e a outros agentes nocivos, como ruídos, graxa e óleo, eles estão sujeitos a terem a saúde afetada com o passar do tempo. Portanto, essa é uma das profissões que garante aposentadoria especial.

Eletricitários e eletricistas

Essas profissões oferecem atividades perigosas para os trabalhadores, visto que, eles trabalham com redes elétricas de alta tensão. O que pode provocar quedas e choques elétricos e, assim, comprometer a saúde dos profissionais.

Metalúrgicos

Os profissionais metalúrgicos estão, constantemente, expostos a situações nocivas, como no caso de operadores de máquinas, ferreiros, soldadores e vários outros. Possuindo, então, o direito à aposentadoria especial.

Médicos, enfermeiros e dentistas

Por exercerem as suas funções em exposição a agentes biológicos, esses profissionais também podem se aposentar mais cedo. Isso porque, eles estão vulneráveis a produtos químicos, ferimentos e outros resíduos hospitalares.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também