São Miguel dos Milagres, no estado de Alagoas, faz parte da chamada Costa dos Corais e atrai turistas que procuram um lugar mais tranquilo, para fugir do turismo de massa.
Para saber onde fica a região, como chegar, quando ir, ter as melhores indicações de hotéis e pousadas onde ficar em São Miguel dos Milagres e outras informações, temos um artigo sobre isso aqui.
Você pode também começar a fazer o seu roteiro, vendo também as nossas dicas de O que fazer em São Miguel dos Milagres.
Mas vamos ao que interessa aqui: as praias de São Miguel dos Milagres e região.
Praias
Entre Passo do Camaragibe e Porto de Pedras, município limítrofes de São Miguel dos Milagres, existem dez maravilhosas praias para curtir dias de sol.
No sentido norte-sul a primeira praia é Barra do Camaragibe. A vila de pescadores, repleta de manguezais, tem como moldura a foz do Rio Camaragibe.
Em seguida vem a Praia do Marceneiro, onde os recifes começam a apontar. Propícia para caminhadas, a desvantagem é a falta de infraestrutura. Não há bares e restaurantes.
Para quem quer comer e beber, a opção é a Riacho. Vizinha à Marceneiro, esta é bastante tranquila e agrada muito por sua faixa de areia fina e águas transparentes.
Com diversos currais de peixes e uma das mais belas piscinas naturais da região, a praia central de São Miguel dos Milagres é uma enseada contornada por um amplo coqueiral. O mar de água morna e esverdeada ganha os turistas logo de cara.
A Praia do Toque é uma das mais belas e requisitadas. O maior destaque é a barreira de recifes a 1 km da orla e as piscinas naturais que se formam ali e abrigam diversos peixinhos visíveis a olho nu. Além disso, a longa faixa de areia propicia ótimas caminhadas.
Importante ressaltar que o acesso à praia é feito apenas pelos terrenos das pousadas. Assim sendo, quem não é hóspede consegue acessar caminhando pela Praia Porto da Rua, que fica bem ao lado. Esta, inclusive, é mais agitada por conta do povoado com comércio e restaurantes.
As águas mansas e quentes de Tatuamunha são ideais para banho. Além disso, tem uma das melhores atrações da região, o passeio de barco para ver os peixes-boi que habitam por ali.
Existe uma associação que trabalha na preservação da espécie e que organiza os passeios (veja mais detalhes pelo telefone (82) 3298-6247). O roteiro tem, em média, 1h de duração e permite que os turistas em contato com os mamíferos, caso eles apareçam perto da embarcação.
Apesar de não ter piscinas naturais, Lages vale a vista pelo mar de um azul incrível. É ideal para quem está em busca de tranquilidade, já que quase não recebe visitantes.
Entre as melhores praias brasileiras, a Praia do Patacho tem mar azul esverdeado e areia clara. Para completar a paisagem, o vasto coqueiral na faixa de areia e as piscinas naturais que se formam durante a maré baixa. Um ponto a ser considerado é que os restaurantes estão dentro das pousadas e é necessário reservar com antecedência.
Por fim, a praia do centro de Porto de Pedras é a menos interessante da lista. Seu único destaque é o farol de onde é possível ter uma bela vista.