Quais os povos mais amorosos do mundo? Veja o ‘mapa do amor’!
Estudo sobre o amor descobriu que os estadunidenses têm alguns dos relacionamentos mais amorosos, diferente de outros países. Veja mais detalhes!
Uma equipe internacional de quase 100 cientistas conduziu um dos maiores estudos sobre o amor de todos os tempos, publicado na revista Scientific Reports. Eles se uniram para pesquisar 9.474 indivíduos (maiores de idade) em relacionamentos românticos espalhados por 45 países. Conseguiram, então, descobrir que os estadunidenses estão entre um dos povos mais amorosos do mundo.
Um pouco sobre o estudo global do amor
Os autores desse estudo estavam interessados em saber como os fatores em nível particular de cada país (modernização, igualdade de gênero e coletivismo) se relacionavam com os níveis de amor. Além disso, também investigaram se a temperatura média de um país estava associada a emoções mais quentes ou mais frias.
Os pesquisadores forneceram a cada participante de cada país uma “Escala Triangular do Amor” de 45 itens para avaliação. O questionário, criado pelo psicólogo Robert Sternberg, pedia ao respondente que avaliasse sua concordância com cada afirmação em uma escala de 1 (nenhuma) a 9 (alta).
Os estudiosos então calcularam a resposta média do grupo de pesquisa representativo de cada país e procuraram correlações com os fatores listados acima: modernização (o Índice de Desenvolvimento Humano e o Índice de Modernização Global), igualdade de gênero (o Índice de Desigualdade de Gênero), o coletivismo e a temperatura média.
LEIA MAIS:
- Esses são os signos mais incompatíveis no amor – Saiba porquê!
- 7 cidades brasileiras que podem desaparecer com o aquecimento global
Conclusões da pesquisa
Como resultado, os pesquisadores notaram que os participantes de nações com níveis mais altos de IDH, IMG e igualdade de gênero geralmente experimentavam mais amor com seus parceiros. O aumento do coletivismo, a ideia de priorizar o grupo sobre o indivíduo, e a temperatura média também estiveram ligados a níveis amorosos mais elevados.
O fato de a modernização e a igualdade de gênero parecerem trazer mais amor aos relacionamentos não surpreendeu. Curiosamente, porém, o amor tendeu a diminuir ligeiramente nas nações com os mais altos níveis de modernização. Isso sugere que esses efeitos românticos podem ser revertidos ao atingir um certo marco de desenvolvimento.
Na imagem abaixo é possível ver os países avaliados na pesquisa. Quanto mais forte a tonalidade de laranja, mais amoroso é considerado o país de acordo com o estudo.
Relação de pontuação dos países mais amorosos
Participantes dos EUA, Itália, Portugal e Hungria descreveram alguns dos relacionamentos mais amorosos, com uma classificação média próxima a 8 no total de 9 pontos da Escala Triangular de Amor, enquanto participantes da China, Alemanha, Turquia e Paquistão descreveram relacionamentos menos apaixonados, classificados entre 6,5 e 7,4 pontos.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!