Por que você nunca deveria tirar os sapatos durante o voo? Não cometa mais esse erro!

Saiba como evitar problemas de saúde durante a viagem.

Se você viaja muito de avião, sabe o quanto uma altitude de aproximadamente 10 km afeta o corpo de várias maneiras. Mas você sabia que tirar os sapatos durante o voo pode ser um grande erro para sua saúde? Este artigo explica por quê.

Manter seus sapatos durante todo o voo pode parecer desconfortável, mas é a escolha mais segura. Afinal, aviões acumulam muita sujeira e realizam a limpeza dos compartimentos com certa pressa antes de cada voo.

Nesse sentido, na maioria das vezes, descartam-se apenas os itens que passageiros deixam nos bolsos dos assentos e as superfícies de maior contato são rapidamente limpas. Isso significa que carpetes só são limpos quando há tempo, e manchas no chão não são desinfetadas. Portanto, se você decidir tirar os sapatos, pode estar exposto a bactérias, vírus e até fungos que podem afetar sua saúde.

LEIA MAIS: Uma turbulência pode derrubar um avião? Entenda se é uma possibilidade real!

Além disso, objetos e áreas comuns do avião, como bandejas e braços dos assentos, estão sujos com frequência. Aliás, as bandejas são tipicamente a superfície que contém mais sujeira em um avião. Logo, é importante usar lenços de álcool para desinfetar seu espaço após o embarque.

O que mudou na limpeza de aviões durante a pandemia

Durante a pandemia, as companhias aéreas intensificaram os procedimentos de limpeza e desinfecção dos aviões, a fim de garantir a segurança dos passageiros e tripulantes. Algumas das mudanças mais significativas incluem:

  • Limpeza mais frequente
  • Desinfecção com produtos específicos: As superfícies de alto toque, como as bandejas, cintos de segurança, apoios de braços, entre outras, são desinfetadas com produtos específicos, capazes de eliminar vírus e bactérias.
  • Uso de equipamentos de proteção individual (EPIs): Os profissionais responsáveis pela limpeza passaram a utilizar EPIs, como máscaras, luvas e óculos de proteção, a fim de reduzir o risco de contaminação.
  • Foco em áreas críticas: As áreas críticas, como os banheiros, receberam atenção especial na limpeza e desinfecção.
  • Novos processos de limpeza: Algumas companhias aéreas passaram a utilizar equipamentos e processos de limpeza inovadores, como a luz ultravioleta eletrostática, que elimina bactérias e vírus em superfícies.

LEIA TAMBÉM: Medo de voar durante tempestades? Saiba o que acontece se um raio atingir um avião!

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também