Por que embrulhar a chave do carro em papel alumínio? Entenda essa prática curiosa!
Confira como a tecnologia tem transformado esse componente.
Muitas pessoas começaram a embrulhar a chave do carro em papel alumínio. Contudo, nem todos ainda entendem por que isso tem acontecido.
Com o avanço da tecnologia, os carros têm se tornado cada vez mais sofisticados, e é possível encontrar opções populares e acessíveis com dispositivos que os tornam quase semi-autônomos.
Com essa evolução, vários acessórios e componentes também passaram por mudanças, incluindo as chaves dos carros, que agora estão bem diferentes do que costumavam ser.
As chaves inteligentes estão disponíveis até em modelos de entrada de alguns carros. Com elas, não é mais necessário girar a chave no fecho para dar a partida no veículo.
LEIA MAIS: Chevrolet inova e oferece Tag Sem Parar grátis para seus carros; veja como ativar!
Basta aproximar-se do carro com a chave para que ele ligue automaticamente. Algumas chaves funcionam até como controle remoto, adicionando ainda mais comodidade e praticidade para o motorista.
O sistema funciona por meio da emissão de ondas que são enviadas da chave para o carro e permitem o desbloqueio do veículo para uso.
O segredo do papel alumínio
Apesar de práticas e convenientes, essas chaves são alvo de criminosos que podem usar repetidores e outros aparelhos para acessar o carro sem possuir a chave original.
Há várias técnicas disponíveis na internet que ensinam como arrombar carros com essa tecnologia, como o uso de chaves virgens, repetidores de sinal e sistemas de decriptografia.
LEIA TAMBÉM: Erros para você NÃO cometer ao comprar um carro; confira!
A clonagem de chaves virgens também é um problema frequente. Algumas empresas utilizam um sistema de criptografia baseado em uma chave-mestra, o que permite que todas as chaves tenham a mesma base de códigos.
Para evitar o rastreamento do sinal emitido pela chave automática, é possível embrulhá-la em papel alumínio ou usar bolsas de Faraday, que atuam como isolantes do sinal eletromagnético. Essa técnica também pode ser usada para proteger cartões de crédito e outras informações sensíveis.
Embora as empresas tenham aprimorado as tecnologias de segurança em modelos mais recentes, ainda é importante tomar cuidado, especialmente com veículos mais antigos que têm chaves automáticas.
É fundamental estar informado sobre as novas tecnologias para proteger seus bens e garantir sua segurança pessoal.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.