Por que diversos hotéis pelo mundo não têm o 13º andar? Entenda!
A teoria de que o número 13 traz má sorte vem de diferentes religiões e não afeta apenas os hotéis
Quando você se hospeda em um hotel, reparou se, no elevador, consegue apertar o botão do número 13? Pois, passe a reparar! De fato, sobretudo em outros países, boa parte dos hotéis não têm o 13º andar. Mas, você sabe por quê?
De modo geral, a ausência do 13º andar em hotéis desperta interesse e especulação. Nos Estados Unidos, por exemplo, é comum que o piso se destine exclusivamente ao uso dos funcionários. Ou, muitas vezes, substitua o número por letras.
LEIA MAIS: É possível aprender a ser feliz? Estudo ensina todos os passos para isso!
Na verdade, essa prática não se limita apenas aos hotéis, mas se estende a outros edifícios altos, por exemplo, arranha-céus. Só para ilustrar, aproximadamente 80% deles não apresentam o botão do 13º andar nos elevadores.
Por que os hotéis não têm o 13º andar?
A princípio, essa omissão se deve à triscaidecafobia, um temor irracional ao número 13. Simplesmente porque é considerado de má sorte em várias culturas. Em resposta a essa superstição, muitos estabelecimentos optam por excluir o 13º andar.
Assim, passam diretamente do 12º para o 14º, tanto na estrutura física quanto na numeração dos quartos. Neste sentido, hotéis como o Sheraton The Falls, no Canadá, dão outra finalidade a ele, instalando um restaurante no local.
Só para exemplificar o quanto isso é levado a sério, existe uma história bem interessante no The Savoy, em Londres. Sempre que um jantar contava com 13 convidados, colocavam a estátua de um gato preto chamado Kaspar à mesa para ser o 14º.
O gato tinha um prato próprio e ganhou o apelido de 14º convidado. A prática começou em 1898, após a fundação do hotel. Naquela época, o magnata dos diamantes Woolf Joel convidou 14 pessoas para um jantar, mas uma delas cancelou no último minuto.
Logo, ficaram apenas 13 comensais. Claro que um convidado supersticioso previu que o primeiro a se levantar encontraria a morte. Pois, ironicamente, o próprio Joel desconsiderou a premonição e foi assassinado, semanas depois.
Com tantas histórias, até dá para entender por que os hotéis não têm o 13º andar. Inclusive porque há a relutância de hóspedes em ocupar quartos neste piso.
De onde vem a má sorte do número 13?
Inicialmente, as histórias e mitos que cercam o número 13 são variados e se originam de diferentes tradições culturais. No alfabeto hebraico, por exemplo, a 13ª letra é o MEM e pode simbolizar a morte na palavra “Maveth”.
Por outro lado, na tradição cristã, Judas, o traidor de Jesus, era o 13º apóstolo presente na Última Ceia. Por fim, na mitologia nórdica, Loki, o deus vingativo, não recebeu o convite para um jantar dos 12 deuses do panteão. Ainda assim, resolveu aparecer e, adivinhe: causou a morte do Deus do Amor.
Essas narrativas reforçam a crença de que dormir em um quarto número 13 pode trazer má sorte ou até mesmo ser fatal. Assim, carregam uma superstição que persiste até hoje e influencia até arquitetura dos prédios. Tá aí o motivo pelo qual os hotéis não têm, também, o 13º andar.
A superstição não para nos hotéis!
No entanto, como a gente já comentou, não só os hotéis não têm 13º andar. Isso inclui ainda os prédios mais altos. Aqui, a origem da tradição remonta à época em que os primeiros arranha-céus foram construídos.
Quando as pessoas viam o 13º andar nos elevadores, imediatamente criticavam. Então, os próximos projetos começaram a excluir o 13º andar para, assim, afastar a má sorte.
LEIA MAIS: 5 lugares que não existem, mas podem surgir num futuro próximo
A aversão ao número 13 também se manifesta em outras áreas da vida cotidiana. Só para exemplificar:
- algumas ruas não têm residências numeradas com o 13
- a Air France não inclui a fileira 13 em alguns de seus aviões
- não há um carro com o número 13 nas corridas de Fórmula 1
Além disso, em algumas culturas, evita-se outros números por, supostamente, trazerem má sorte. É o caso do número 17 em hotéis italianos e o número 4 em estabelecimentos chineses.
E você, acredita nestas teorias? Sabia que elas deram origem ao fato de que os hotéis não têm o 13º andar?