Pneu sustentável criado pela Goodyear promete revolucionar mercado; conheça!

Os pneus contribuem para a poluição ambiental, sendo vital que a sua produção conte com materiais sustentáveis.

Muito se fala sobre a poluição ambiental causada por combustíveis fósseis. No entanto, há outro acessório de carro que também contribui para a poluição: os pneus. Pensando nisso, a Goodyear promove um debate a respeito deste tema, lançando a produção de um pneu sustentável. Quase 100% feito de materiais sustentáveis, esse pneu promete revolucionar o mercado.

Como os pneus poluem o meio ambiente?

Sendo uma das fontes de poluição mais negligenciadas do planeta, os pneus agridem a biodiversidade, pois, em sua fabricação, soltam uma espécie de poeira. Essa poeira se acumula na água e, principalmente, no ar atmosférico. Nesse sentido, estudos recentes mostram que os pneus do mundo todo liberam, juntos, 6,1 toneladas de poeira por ano no ar e na água.

Este acúmulo provoca a formação de microplásticos na natureza, o que, em longo prazo, demora a se decompor. Assim, os pneus contribuem diariamente para destruir a biodiversidade.

A iniciativa da Goodyear vem para chamar a atenção sobre isso e revolucionar a produção automotiva.

LEIA MAIS:

Como funciona o pneu sustentável?

Divulgado na CES 2023, maior feira de tecnologia e inovação do mundo, o pneu sustentável da Goodyear tem 90% de composição sustentável. São 17 ingredientes sustentáveis para reduzir os danos no planeta. Um deles é a sílica de cascas de arroz, utilizada para melhorar a aderência.

Além disso, a composição também conta com polímeros de balanço de massa com aprovação ISCC feitos de matéria-prima biocircular e cordas de aço do interior do pneu feitas de material reciclado e soldadas em forno elétrico a arco, a opção de forno para peças mais sustentável atualmente. Estes materiais, além de muitos outros, conferem mais eficiência para os carros, sobretudo os modelos elétricos.

Quanto custa esse acessório e quando estará disponível no mercado?

A Goodyear ainda não está preparada para produzir o modelo em larga escala. Então, inicialmente, os pneus sustentáveis serão mais caros. Porém, uma produção popular está prevista para ocorrer ainda em 2023. Muita expectativa entre os consumidores!

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também