Plantas para você manter LONGE do seu pet; veja cinco que são tóxicas para ele!
Fique atento às espécies a seguir e não deixe o seu pet chegar perto delas.
Algumas plantas que deixam a sua casa mais bonita podem parecer inofensivas, não é mesmo? Mas, na verdade, existem plantas tóxicas para cães, gatos ou outros bichinhos de estimação. Inclusive, em casos mais graves, o animal pode precisar ser levado para a emergência veterinária e às vezes até vir a óbito. Por isso, é bom ter o conhecimento de quais são essas plantas e, assim, decidir se é bom ou não tê-las em casa.
5 plantas tóxicas para seu pet
Se você é mãe ou pai de pets, mas também quer virar mãe ou pai de plantas, é importante saber que algumas plantas podem ser perigosas para seus animais de estimação. Assim, confira a seguir uma lista com 5 plantas tóxicas que você precisa ter cuidado se você tem um pet em casa.
Flor-de-natal
A planta conhecida como flor-de-natal (Euphorbia pulcherrima), cujas folhas são vermelhas, é muito tóxica para os animais. O contato dela com o pet resulta em irritação na pele e, posteriormente, intoxicação. Houve relatos de perda parcial ou total da visão de animais que se aproximaram dela. Por isso, tome muito cuidado com essa planta.
Comigo-ninguém-pode
A comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia seguine) causa vários tipos de intoxicação quando entra em contato com a pele, os olhos ou a boca de cães e gatos. Esse contato pode levar a complicações como lesões nos olhos, inflamação, dor, dificuldade respiratória e até obstrução faríngea — que pode ser fatal para o animal.
Costela-de-adão
A planta costela-de-adão (Monstera deliciosa) possui grandes folhas com o formato de coração. No entanto, quando ingerida, pode causar quadros sérios de intoxicações e, a depender das circunstâncias, a saúde de um animal pode ser muito afetada. Em casos extremos, pode levar à morte.
Espada-de-são-jorge
Muito comum nas casas dos brasileiros, a planta espada-de-são-jorge (Dracaena trifasciata) é tóxica. Ela pode causar diversas formas de intoxicação, inclusive obstrução da faringe do pet, com complicações que podem levá-lo à morte.
Jiboia
Outra planta comum é a chamada jiboia (Epipremnum pinnatum), uma trepadeira que pode ser problemática para os pets, principalmente se eles a ingerirem. Nesse sentido, ela pode resultar na obstrução das vias respiratórias, podendo ser fatal.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do Portal direto no seu celular.