50% dos brasileiros cairiam em uma pirâmide financeira, mostra experimento prático; saiba mais!
Ex-jogador do Palmeiras, Scarpa, perdeu R$ 6 milhões em golpe
Graças ao crescimento de golpes de pirâmide financeira e sua repercussão, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) realizaram uma pesquisa com objetivo educacional, que apontou que quase 50% das pessoas cairiam em um golpe de investimento com promessas milagrosas.
De acordo com as instituições, a iniciativa montou um site que oferecia investimentos falsos aos cidadãos. O modelo seguiu os mesmos passos que as pirâmides normalmente utilizam para atrair clientes.
Veja o que é pirâmide financeira e como não cair no golpe.
O que é pirâmide financeira?
A proposta de negócio é a seguinte: investir um valor inicial básico com o objetivo de avançar as etapas até esse valor dobrar, triplicar ou até quadruplicar. Os ganhos supostamente vão crescer à medida que novos investidores se juntarem ao negócio. A promessa é que os ganhos se elevem até que você chegue ao topo da pirâmide financeira, o que não vai acontecer.
Depois, a pessoa precisa convencer mais duas pessoas a entrar nesse “investimento”, para que as pessoas possam continuar recebendo os “lucros”.
LEIA MAIS: 3 golpes comuns envolvendo o PIX – para você ficar atento!
O experimento
Seguindo os mesmos passos utilizados pelas pirâmides financeiras para atrair clientes, as instituições criaram um site que oferecia investimentos falsos aos cidadãos. Esse modelo trazia um produto aparentemente inovador, palavras-chave marcantes e prometia altos retornos mensais.
Ao clicar na página, o usuário era redirecionado para um texto educativo promovido pela CVM e pela ANBIMA, no qual as instituições alertavam sobre os riscos aos quais os usuários estavam expostos e forneciam orientações sobre como se prevenir contra esse tipo de golpe.
Entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023, a página permaneceu ativa e recebeu um total de 884.949 visitas, de acordo com a CVM. Durante esse período, cerca de 48,8% dos usuários clicaram nos botões da página inicial indicando a intenção de investir nos produtos falsos oferecidos pela página.
Como não se tornar uma vítima
Além da vida financeira, cair em um golpe pode abalar a autoestima e a autoconfiança.
Educação financeira
As pessoas que investem na educação financeira, mesmo que só o básico, já conseguem identificar uma fraude ou golpe à distância.
Nem tudo que reluz é ouro
Você já deve ter ouvido essa frase, não é? Então, mesmo que aquele seu amigo de confiança te indique um investimento inacreditável, não vá acreditando. Muito provavelmente, ele está sendo vítima de um golpe e nem sabe ainda.
Rentabilidade
As rentabilidades altas e garantidas sempre devem te deixar desconfiado, essas promessas de retorno alto normalmente são fraudes.
Ao identificar golpes financeiros, denuncie às autoridades competentes: Ministério Público Federal, Ministérios Públicos Estaduais e Polícias Civil e Federal.
Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!