Pesquisa mostra o desempenho de mulheres no trânsito comparado aos homens; veja os resultados!
Pesquisa comprova que com mulher no volante, responsabilidade e segurança são sim constantes.
O Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP) realizou um levantamento com o objetivo de avaliar a direção das mulheres e estabelecer uma proporção entre a quantidade de acidentes de trânsito, quantidade de multas e contratação de seguros. Em todos os casos, as mulheres mostraram-se mais precavidas e responsáveis. Confira agora o que diz a pesquisa sobre direção defensiva para motoristas mulheres:
Pesquisa sobre direção prudente entre mulheres
Confira as conclusões do Infosiga-SP acerca do desempenho das mulheres na missão de dirigir e cuidados com automóveis:
Acidentes fatais no trânsito
Em 2022, foram registrados 3.361 óbitos de condutores em decorrência de acidentes de trânsito. Desses, 92,7% eram do sexo masculino e 7,3% do sexo feminino. Ao incluir os passageiros e pedestres, 82,5% das vítimas são homens e 17,5% são mulheres.
LEIA MAIS: 7 dicas para seguir ao viajar de noite – tenha uma viagem tranquila!
Como prevenção a possíveis acidentes ou roubos, furtos e outras emergências no trânsito, mulheres mostram-se mais precavidas, uma vez que 49% das contratações de microsseguros são feitas por mulheres – embora haja muito mais homens habilitados no Brasil.
Público masculino x público feminino
Destaca-se a disparidade entre a quantidade de habilitados do sexo masculino e do sexo feminino. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), há 77,5 milhões de CNHs ativas, sendo 50,3 milhões pertencentes a homens e 27,2 milhões pertencentes a mulheres. Entretanto, ao fazer uma proporcionalidade entre a quantidade de pessoas e a quantidade de acidentes, a relação continua favorecendo as mulheres, um importante indicador de direção defensiva.
LEIA TAMBÉM: Você sabe o que é ‘direção seca’? Saiba como ela afeta seu carro!
Índice de multas
As mulheres também obtêm vantagem na quantidade de multas. Segundo o aplicativo da Estapar, o Zul+, ao comparar a quantidade de multas pagas por este aplicativo, observa-se que homens efetuaram o pagamento de 79%, contra 21% do público feminino.
Interessado(a) em mais conteúdos como este? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!