4 perigos escondidos para os pets neste fim de ano

Conhecer e evitar esses riscos é fundamental para manter o seu pet saudável.

O Natal e o Réveillon, conhecidos como as festas de fim de ano, podem apresentar alguns perigos para os animais de estimação. Afinal, é nesta época do ano onde temos muitos banquetes, bebidas alcoólicas e decorações, com plantas, enfeites e eletricidade. Assim, isto representa grandes riscos para os pets, conforme você verá neste artigo. Acompanhe a leitura!

4 perigos para os animais de estimação durante o Natal e o Réveillon

Entre os principais perigos para os animais de estimação, estão: bebidas alcoólicas; peru, chester ou frango; plantas; e enfeites. Portanto, devemos prestar muita atenção nos nossos bichinhos para evitar que problemas aconteçam. Abaixo, confira mais detalhes sobre estes perigos e como evitá-los!

Bebidas alcoólicas

Embora seja comum consumir bebidas alcoólicas nestas datas, elas são um grande risco para os animais de estimação, pois o álcool é tóxico para os pets. Assim, não ofereça nenhum tipo de bebida alcoólica para os seus animais e tampouco esqueça o seu copo em um local que o pet alcance.

LEIA MAIS: 4 benefícios incríveis que um pet traz para a nossa vida

Peru, chester ou frango

Tradicionais durante a ceia natalina, é contraindicado que os animais de estimação consumam essas aves. Isso acontece por conta do tempero que utilizamos, que normalmente possui sal e manteiga, além dos ossos do próprio alimento.

Portanto, não ofereça essas aves ao seu pet, pois elas não são seguras para os bichinhos. Caso você queira que o animal participe da ceia, é possível temperar e cozinhar separadamente uma parte desses alimentos. Mas lembre-se de retirar os ossos e a pele!

Plantas

Normalmente, as plantas estão presentes na decoração natalina, para deixar o ambiente mais aconchegante e acolhedor. Porém, apesar dessa função, algumas plantas são tóxicas e representam perigos para os animais de estimação.

Entre as plantas mais conhecidas para manter fora do alcance dos pets, estão azáleas, babosa, crisântemos, eucalipto, hera, narcisos, lírio, visco e zimbro.

LEIA TAMBÉM: O que fazer com seu pet quando viajar e não puder levá-lo? Veja algumas alternativas!

Enfeites e eletricidade

Utilizar fitas, enfeites e decorações à base de eletricidade é uma prática recorrente nas festas de fim de ano. Entretanto, fitas e enfeites podem sufocar o animal, e caso o pet mastigue o cabo de energia elétrica, ele pode levar um choque, resultando em ferimentos e até mesmo levando à morte.

Portanto, mantenha os enfeites longe da parte mais baixa da parede e dos galhos mais baixos da árvore de Natal. Além disso, deixe os fios elétricos organizados, passe-os por baixo dos móveis e, se possível, envolva os cabos em protetores, para evitar que o animal mastigue.

Gostou deste artigo? Então, acompanhe o blog Rotas de Viagem para ter acesso a muitos outros conteúdos semelhantes!

Você pode gostar também