Os aeroportos funcionam exatamente como a porta de entrada de todo país, porém, vão além de permitir que uma pessoa chegue a outro lugar. O ambiente acaba permitindo que muitos crimes aconteçam sorrateiramente.
Dentre eles, uma ação simples pode acarretar grandes problemas. Você sabia que existe perigo de carregar celular em aeroportos? Explicaremos com mais detalhes a seguir. Continue a leitura e saiba por que você deve evitar carregar seu aparelho no aeroporto.
Qual é o perigo de carregar celular em aeroportos?
O FBI, a agência de investigação federal dos Estados Unidos, emitiu um alerta enfatizando a importância de os viajantes carregarem seus dispositivos eletrônicos em casa e utilizarem baterias portáteis em vez de conectar seus aparelhos nas tomadas do aeroporto.
O comunicado também ressalta a necessidade de cautela ao utilizar as portas USB públicas em hotéis e shoppings, devido aos golpes cada vez mais frequentes relacionados ao carregamento. Os criminosos têm desenvolvido métodos para implantar malware e programas de monitoramento nos dispositivos por meio dessas portas USB.
LEIA MAIS:
- 10 regras de etiqueta que deveríamos seguir ao viajar de avião – mas muitos ignoram!
- Pense duas vezes antes de usar o bolsão à frente do seu banco no avião – Entenda!
Quando os aparelhos são comprometidos por esses hackers, eles conseguem acessar os dados dos usuários, o que pode resultar em diversos problemas. Em geral, é recomendado utilizar cabos próprios e dar prioridade às tomadas elétricas, em vez dos conectores USB, a menos que você tenha um carregador portátil disponível.
Juice Jacking é uma prática em que os criminosos invadem os dispositivos que estão sendo carregados por meio de cabos públicos, selecionando a opção “compartilhar dados”. Essa opção dá acesso a todas as informações presentes no dispositivo, abrindo margem para clonagem, hackeamento, roubo e outros problemas.
Uso de redes públicas de internet
O FBI também desencoraja o uso de redes públicas de internet e a conexão com computadores desconhecidos. Caso não haja outra opção, é recomendado carregar o dispositivo e, em seguida, realizar uma verificação nele, alterando as senhas e ativando a autenticação em duas etapas nos aplicativos.
Essas medidas adicionais de segurança podem ajudar a proteger seus dados pessoais durante o uso de redes públicas e prevenir possíveis acessos não autorizados.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para não perder nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!