Passou acima do limite de velocidade em um radar? Veja qual a tolerância do equipamento!
Dúvidas sobre a tolerância de velocidade do radar preocupam motoristas. O assunto é amplamente discutido para esclarecimentos.
A tolerância de velocidade do radar é um tópico que frequentemente suscita dúvidas entre os condutores, devido a diversas crenças a respeito do assunto, como, por exemplo: “passei acima da velocidade da via e não fui multado por quê?”. Isso gera preocupação entre os motoristas, que temem ser autuados por excesso de velocidade. Consequentemente, esse é um assunto amplamente discutido entre os motoristas que buscam esclarecimento para pôr fim a essas dúvidas.
De fato, existe uma margem de erro na leitura do radar em relação à velocidade máxima permitida na via, mas esse limite varia conforme o limite de velocidade limite na região em que o motorista está dirigindo. Portanto, é importante ler este artigo até o final para obter informações mais detalhadas.
Qual é o mecanismo por trás da tolerância de velocidade do radar?
Em termos gerais, a margem de tolerância de velocidade permitida é de até 7 km/h em vias com limite de velocidade de até 100 km/h. Por exemplo, se o limite de velocidade em uma via é de 60 km/h, passar a 67 km/h não resultará em uma autuação.
LEIA MAIS: Perda da CNH com 40 pontos: Por que essa vantagem não se aplica a todos? Entenda!
Da mesma forma, se o limite de velocidade for de 80 km/h e você dirigir a 87 km/h, ainda estará dentro da margem de tolerância do radar. Portanto, não há necessidade de se preocupar, pois você não será autuado.
No entanto, em locais onde o limite de velocidade é superior a 100 km/h, em vez de uma margem de erro de 7 km/h, é considerada uma margem de erro equivalente a 7% da velocidade máxima permitida naquela área. Então, por exemplo, se o limite de velocidade é de 110 km/h, você pode dirigir a até 118 km/h. Se o limite de velocidade é de 120 km/h, você pode dirigir a até 129 km/h.
Bem fácil né? Para obter mais informações sobre os requisitos para fiscalização de velocidade, é possível consultar a Resolução CONTRAN Nº 798 DE 02/09/2020.
Mas lembre-se que a margem de erro dos radares não é justificativa para o motorista sair trafegando acima do limite das vias. Então não faça isso jamais.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!