Os brasileiros, inegavelmente, adoram fazer intercâmbio! Só para ter uma ideia, quase meio milhão de pessoas partiram para uma experiência de estudar no exterior em 2022. As vantagens disso são inúmeras e vão além de apenas aprender um novo idioma. Se está pensando em se juntar a esta turma, trouxemos uma lista com os países mais procurados para intercâmbio por brasileiros.
O número acima vem de um levantamento da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio. E, segundo agências especializadas, só deve crescer! Parte disso se deve, principalmente, ao retorno as viagens depois da pandemia.
Interessante observar, ainda, que o próprio perfil do intercambista mudou. Hoje, temos sobretudo pessoas a partir de 30 anos com interesses em aliar conhecimentos em língua estrangeira a mergulhar em culturas diferentes.
Então, vamos conhecer as opções mais buscadas pelo brasileiro para intercâmbio?
Canadá é um dos países mais procurados para intercâmbio por brasileiros
Na verdade, é o preferido deles! Em primeiro lugar, o Canadá é um país diverso, tanto cultural quanto geograficamente falando. Por isso, agrada a “gregos e troianos”. Toronto, por exemplo, é super cosmopolita e reúne diversas culturas. Já Quebec tem estilo de vida e arquitetura bem similares a de cidades europeias.
Além disso, o Canadá é o primeiro entre os países mais procurados para intercâmbio por brasileiros pela segurança. Sem falar no nível de ensino, qualidade de vida e, sem dúvidas, os custos.
Normalmente, o investimento anual em uma instituição de ensino superior canadense é inferior a de países também muito procurados, como Estados Unidos e Reino Unido. Ou seja, a relação custo-benefício que os estudantes percebem é inquestionável.
Malta e África do Sul na mira dos intercambistas brasileiros
Estados Unidos e Reino Unido são, certamente, destinos clássicos para quem quer aprender inglês no exterior. No entanto, temos novas “figurinhas” entre os países mais procurados para intercâmbio por brasileiros. Entre eles, Malta e África do Sul.
Malta é uma ilha paradisíaca pertinho da Grécia, com história riquíssima e vida noturna vibrante. A África do Sul, por sua vez, dispensa apresentações! Afinal, falamos de um país rico em cultura, história, diversidade natural e culinária.
E, ambos são mais acessíveis quando comparados com as opções estadunidenses e britânicas. Ainda na lista, temos os queridinhos Irlanda, Austrália e Nova Zelândia.
Não só o inglês!
Embora a língua inglesa siga como a mais buscada, outros idiomas entraram na lista dos desejos dos intercambistas brasileiros, crescendo cerca de 36%. Principalmente, pelas oportunidades de carreira, pois cada vez mais empresas vêm internacionalizando seus serviços.
Por isso, Espanha, Itália, França e Alemanha entraram na lista dos países mais procurados para intercâmbio por brasileiros.
Várias opções nos países mais procurados para intercâmbio por brasileiros
Lembra que, lá no começo, falamos da mudança no perfil dos intercambistas brasileiros? Pois bem, isso se reflete na variedade de opções!
Dito de outra maneira, antes tínhamos uma oferta gigante (e procura, também) por high school, a experiência de fazer um ano do ensino médio em outro país. Contudo, há busca por diferentes opções, por exemplo:
- inglês para negócios
- cursos técnicos
- graduação
- pós-graduação (MBA, mestrado e doutorado, por exemplo)
Quanto à duração, há desde cursos de quatro semanas até aqueles de longa duração, como dois ou três anos. Inclusive, em alguns países, o visto para estudante permite trabalhar, ainda que em número mais limitado de horas.