País sofre com o sucesso de “Game of Thrones” e toma medidas para turistas

Descubra o desafio enfrentado por Basco com o crescente número de turistas. Conheça as medidas tomadas para lidar com esse problema.

Cada vez mais podemos observar que os fãs de “Guerra dos Tronos” estão crescendo, e com isso, as pessoas estão se deslocando para conhecer San Juan de Gaztelugatxe, que fica no País Basco.

Mas o grande problema dessa quantidade alta de turistas é que o local vem sofrendo algumas questões, como a perturbação de algumas aves que vivem por lá, além dos moradores locais que também se sentem incomodados.

Com isso, as autoridades do País Basco tiveram que criar um sistema para vender bilhetes e, com isso, controlar a quantidade de visitantes. Outra alternativa foi proibir o toque histórico do sino para proteger o local. Entenda melhor a seguir!

LEIA MAIS: Sabedoria Japonesa: 7 Hábitos que Podem Transformar Seu Bem-Estar!

Número de turistas só cresce

San Juan de Gaztelugatxe ficou conhecida pelos fãs de “Guerra dos Tronos”, e por isso, tem sido um destino muito procurado nos últimos anos por ter sido o local em que a série foi gravada, em 2016.

Como consequência, podemos observar que o País Basco teve algumas de suas belezas afetadas por conta da estreia da série.

Como uma forma de controlar essa quantidade de turistas, as autoridades locais passaram a cobrar por bilhetes digitais em 2018. No ano de 2019, mais de 700 mil pessoas foram até lá, e esse número foi realmente assustador.

Entenda os impactos disso

Para que você consiga chegar até a igreja que fica no topo da ilha, é necessário subir cerca de 214 degraus que ficam na torre. Feito isso, você consegue ver uma vista incrível da costa basca e os visitantes tocam o sino da igreja tradicional 3 vezes. Esse toque é para afastar os espíritos maus e trazer sorte.

Mas, com a quantidade de turistas visitando o local, alguns impactos podem ser observados. Mesmo que os barcos ainda possam continuar dando voltas por lá, os visitantes não podem mais tocar o sino todos os dias.

Os gestores locais removeram essa corda do sino, pois as aves marinhas estavam ficando estressadas pelo barulho excessivo.

O que tem sido feito para lidar com isso?

Por conta dos impactos negativos que a quantidade de turistas que visitam o País Basco tem trazido para a região, algumas medidas foram tomadas.

LEIA TAMBÉM: O que atrai trabalhadores remotos a Portugal? Veja o que é necessário para uma mudança!

Dentre elas, desde março de 2020, agora é necessário reservar um horário para visitar o ilhéu de forma obrigatória. Mesmo que a visita à reserva seja gratuita, é necessário reservar com antecedência, afinal, os bilhetes costumam acabar rapidamente em alguns dias.

Os autocarros antes não eram tão frequentes, mas agora são, por conta da quantidade de turistas que querem visitar a região. Com isso, muitos moradores locais afirmam que tiveram seu lugar tomado pelos turistas, atrapalhando a sua locomoção nos transportes locais.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para não perder nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

turismo