Os opostos se atraem? Estudo sugere que não é bem assim – Entenda!
Descubra se os opostos realmente são pares ideais.
A teoria dos opostos se atraem sugere que indivíduos com características distintas muitas vezes se complementam, proporcionando uma dinâmica rica e equilibrada.
Por muitos anos, a crença de que relacionamentos duradouros são formados por pessoas com características opostas foi difundida pela sociedade. Na vida e no amor, a atração muitas vezes surge da complementaridade entre pessoas, equilibrando diferenças e criando harmonia.
LEIA MAIS: 6 sinais nas fotos que revelam muito sobre um relacionamento
Estudos científicos afirmam que a genética também desempenha um papel na escolha de um parceiro. Descubra a seguir se os opostos realmente se atraem.
Uma análise abrangente
A revista Nature Human Behaviour publicou recentemente uma metanálise realizada com um grande número de casais. O estudo demonstra que os casais que têm maior probabilidade de se atrair e manter um relacionamento duradouro são aqueles que apresentam mais semelhanças em seus traços pessoais e características do que diferenças.
O estudo
A pesquisa, que analisou apenas casais heterossexuais, investiga a área da genética e argumenta que a conexão entre os sexos não é aleatória, contrariando vários modelos genéticos que foram propostos.
Genética
Os estudos científicos, ao analisar os códigos genéticos, concluíram que o DNA desempenha um papel importante na escolha de um parceiro.
No entanto, pesquisas recentes têm observado que durante a escolha, o que mais tem influência são as características e traços pessoais. Quanto mais semelhantes, maior é a atração gerada.
LEIA MAIS: 8 atitudes masculinas que podem despertar insegurança nas mulheres
Atração
Com as mudanças sociais, políticas e culturais, além do uso de redes sociais e aplicativos de relacionamento, é cada vez mais comum que as pessoas sejam atraídas por parceiros que compartilham da mesma “bolha” social e têm pensamentos e crenças semelhantes. Isso tem impacto significativo na teoria de que os opostos se atraem.