Os melhores lugares para viver a aposentadoria no Brasil; faça sua escolha!
Levantamento apontou lista de cidades mais indicadas para aposentados no Brasil.
Os anos se passaram, os filhos estão criados e saíram do ninho. Após décadas de trabalho e dedicação à carreira, o tão almejado tempo de descanso chegou! Sim, estamos falando de aposentadoria, momento da vida rigorosamente planejado ao longo da vida de muitas pessoas. Se tudo deu certo, é hora de decidir onde curti-la: interior ou cidade grande? Qual é a sua preferência?
Quem nunca sonhou com o dia de finalmente colocar os chinelos de dedo nos pés e viver o merecido descanso após uma vida de trabalho e dedicação a família e a carreira?
Interior ou cidade grande qual você prefere
Para ser desfrutada, a aposentadoria precisa ser bem planejada, principalmente para quem busca se aposentar e viver em um lugar mais calmo onde poderá desfrutar de tranquilidade e uma boa qualidade de vida.
Aqui vão algumas dicas elaboradas a partir de um estudo de IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade), realizado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, sobre lugares que são verdadeiros paraísos para os aposentados. O mencionado estudo fez um levantamento das quarenta melhores cidades para envelhecer no Brasil.
Dentre as opções levantadas pelo instituto, selecionamos as 10 melhores localidades para os aposentados de acordo com as características de cada região para atrair diferentes perfis. Para quem prefere permanecer nas grandes metrópoles, as cidades do Sul e Sudeste se destacam; já para quem prefere a tranquilidade do interior as melhores opções estão no Estado de São Paulo.
LEIA MAIS: 5 atitudes de passageiros em aviões que podem arruinar uma viagem
Entre as opções do estudo, selecionamos as cinco melhores cidades grandes e também outros cinco municípios menores onde viver bem e ter boa qualidade de vida ao se aposentar no Brasil:
Cidades Grandes
Santos (SP)
Se a sua tranquilidade é estar em um local que ofereça acesso a boas condições de saúde, a cidade de Santos tem o maior percentual de pessoas na terceira idade com acesso à rede de saúde privada e pública. Além disso, a cidade possui um acesso muito grande a atividades culturais, com bons programas de incentivo.
Florianópolis (SC)
Detentora do título de uma das “cidades criativas” do País, dado pela UNESCO, Florianópolis, também foi considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU), como uma das cidades com o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) entre as capitais brasileiras.
Porto Alegre (RS)
Em matéria de premiação, Porto Alegre figura entre as grandes campeãs no assunto, sendo um destaque nas áreas de moradia, trabalho, lazer, negócios e estudo. Para os aposentados, é a capital que concentra o maior número de condomínios dedicados à moradia de idosos e também a cidade com o maior número de enfermarias por habitantes, constando entre as 150 maiores cidades do país.
Niterói (RJ)
A saúde aqui é o grande destaque da cidade, Niterói possui o maior número de médicos por habitantes entre as 150 maiores cidades do País, além do acesso a belas praias.
São José do Rio Preto (SP)
O clima do interior! O baixo índice de chuvas e a temperatura amena, fazem de São José do Rio Preto o cantinho perfeito para desfrutar de um bom descanso durante a aposentadoria.
Cidades pequenas
São João da Boa Vista (SP)
Sossego e boa saúde, a cidade paulista é reconhecida pelo baixo índice de violência e um grande número de ambulatórios para atender os que procuram por um lugar seguro e com boas condições para atendimento de saúde.
LEIA TAMBÉM: Quais idosos têm direito a gratuidade ou descontos em viagens? Confira!
Vinhedo (SP)
Paz, tranquilidade e conectividade, sim, o interior também é global! É uma das cidades com o maior número de habitantes com acesso à internet. Outro destaque fica na área financeira, a cidade é também conhecida por ser um local onde o rendimento dos idosos está entre os dez maiores no ranking das cidades pequenas.
Lins (SP)
Os habitantes da cidade estão entre os cinco com maior acesso a serviços privados de saúde, além de contar com o maior número de psicólogos.
Fernandópolis (SP)
Aposentados, mas não estagnados, Fernandópolis está entre as cidades com maior participação de idosos na população.
Tupã (SP)
Na saúde, possui o maior número de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e é líder no índice de envelhecimento, com o maior número da população formada por idosos.
Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!