Os benefícios secretos do Orégano que você precisa conhecer
Conheças alguns dos benefícios oferecidos pelo orégano.
O orégano (Origanum vulgare) é muito mais do que um condimento para pizza. Seu nome significa “a alegria da montanha”, e é usado em remédios naturais há milhares de anos e é essencial na culinária mediterrânea.
Combina muito bem em molhos para saladas, ou com queijos, carnes e ovos. Pode ser usado fresco, mas o aroma de suas folhas se intensifica com a secagem. Assim como outras ervas, o orégano perde o sabor com o cozimento, por isso é melhor adicioná-lo no final do preparo.
O orégano contém vitaminas A, C, E e K, bem como fibras, folato, ferro, magnésio, vitamina B6, cálcio e potássio. Além disso, o orégano, que às vezes é chamado de “manjerona”, contém fitoquímicos poderosos que oferecem benefícios potenciais à saúde.
Benefícios do orégano
O orégano possui um grande número de propriedades que podem ser de grande ajuda para melhorar muitos aspectos do corpo, entre os quais se destacam suas propriedades antioxidantes e antimicrobianas.
Bom para o sistema digestivo
O orégano também é considerado um tônico e tem propriedade digestiva. Na medicina natural austríaca, o chá de orégano é usado para tratar distúrbios do trato gastrointestinal.
Para tratar resfriados e dores de garganta
Para aliviar os sintomas de gripes e resfriados, prepare uma infusão com folhas de orégano. Coloque uma colher de chá de folhas secas de orégano em uma xícara, adicione água quente, tampe e deixe descansar por 3 minutos. Em seguida, coe e beba quando esfriar. Em geral, o orégano é uma planta medicinal muito benéfica para condições do sistema respiratório devido ao seu efeito anti-inflamatório, analgésico e antisséptico.
Anti-inflamatório
O orégano tem grande poder anti-inflamatório. Cientistas da Universidade de Bonn (Alemanha), e da ETH Zurich (Suíça), identificaram um ingrediente ativo no orégano, conhecido como beta-cariofilina (E-BCP), que pode ser útil contra distúrbios como osteoporose e arteriosclerose.
Ótimo antioxidante
Devido à grande quantidade de ácidos fenólicos e flavonoides que possui. Acredita-se também que tenha um grande poder de matar vírus que podem vir através de contágio alimentar. O ingrediente ativo do orégano é o flavonol retusina, e seus óleos se destacam por possuir monoterpenóides e monoterpenos.
Combater bactérias
O orégano é um bom aliado contra a atividade microbiana. O óleo de orégano, por exemplo, é um poderoso antimicrobiano porque contém um composto essencial chamado carvacol. Segundo o Dr. Juan Ignacio Güenechea, suas propriedades são tão intensas que podem até destruir Staphylococcus aureus resistente à meticilina e outros antibióticos.