O avião é considerado um dos meios de transporte mais seguros que existem. Com o lançamento de novas tecnologias, eles ficam cada vez mais seguros para pilotos e passageiros. Até mesmo existem alguns aviões que nunca sofreram nenhum tipo de acidente.
De acordo com informações da Turbli, a partir de estudos de dados da Aviation Safety Network, uma organização de referência especializada neste assunto, existem alguns modelos de aviões que podem ser considerados mais seguros que os outros. Confira abaixo quais são os aviões mais seguros do mundo, conforme as estatísticas.
Aviões mais seguros do mundo
Segundo essa pesquisa, os aviões mais seguros do mundo, ou seja, os que tiveram menos fatalidades são das empresas Bombardier, ATR e Embraer.
Para se levar em conta a segurança em um avião, é considerado diversos fatores. A Turbli leva em consideração as fatalidades divididas pelo número de assentos e pelo tempo de serviço de um avião.
LEIA MAIS:
- Viajar de avião é mais seguro que sair para comer, diz Havard!
- Combustível de avião: Qual é utilizado? Onde ele é armazenado? Confira!
Juntando todos esses fatores podemos considerar o Boeing 737-8 MAX um dos menos seguros devido às recentes fatalidades. A entidade considerou o tempo de serviço e alto índice de acidentes do modelo, de modo que o pouco tempo de serviço do Boeing 737-8 MAX e o fato de terem havido dois acidentes recentes colaboraram para a liderança nada desejada da aeronave nesse quesito. Os dois acidentes registrados com a aeronave ocorreram em 2018 e 2019 e resultaram em 346 fatalidades.
Por outro lado, o Boeing 747 se destacou como um dos modelos mais seguros, pois, apesar de já ter registrado 2.865 fatalidades em decorrência de acidentes, a aeronave teve seu primeiro voo em 1969. Assim, em relação ao tempo de serviço, a aeronave é considerada uma das mais seguras.
Os modelos Airbus A320 e Boeing 737-800 também se destacaram de forma positiva. Eles têm poucas ocorrências de acidentes, apesar do longo tempo de atividade.
Agora como destaque negativo está a fabricante russa Sukhoi, com o SS 100. Este modelo se envolveu em dois acidentes fatais que fizeram ele chamar a atenção de forma negativa.
Chance Mínima: Embraer ERJ
O modelo de avião mais seguro, com nenhum acidente fatal é o Airbus A340. Ele só não está em primeiro lugar devido ao seu baixo tempo de atividade. A brasileira Embraer se destaca com os modelos ERJ 135/140/145. Esses aviões tiveram mais de 1200 unidades construídas e o melhor: zero fatalidades durante toda a sua operação.
Sendo assim, a Embraer é considerada a grande vencedora no quesito segurança. São apenas 0,01 acidentes fatais a cada mil anos de serviço, de acordo com a pesquisa. Os aviões da ATR e da Sukhoi foram considerados os menos seguros analisados.
Para acessar a base de dados completa relativas às ocorrências de cada aeronave acesse o site da Aviation Safety Network.
Com referência ao 747, esqueceram de citar que os acidentes foram por erros de pilotos, e falhas de manutenção.Somente um deles foi devido a um curto circuito em fiação próxima ao tanque principal de combustível.