Os 7 incríveis benefícios do açaí para a sua saúde
Conheça alguns dos benefícios deste superalimento.
Já lhe falaram sobre os benefícios do açaí, não é mesmo? Será que ele é realmente bom? O açaí é o fruto da palmeira Euterpe Oleracea (também conhecida como Açaizeiro). Ela cresce apenas em áreas selvagens do norte do Brasil.
Durante séculos, esta fruta tem sido um alimento essencial na dieta dos povos indígenas do nosso país.
Além disso, o açaí é usado como um remédio natural para o tratamento de doenças de pele e como remédio para problemas digestivos.
Graças a várias investigações científicas que comprovam suas propriedades saudáveis e nutricionais, ganhou popularidade em todo o Brasil e depois no resto do mundo.
Esta fruta ganhou o título de superalimento, graças às seguintes propriedades:
» Antocianinas
O açaí tem entre 15 e 30 vezes mais antocianinas que o vinho tinto. É um poderoso antioxidante responsável por dar a cor vermelha, roxa ou azul às folhas, flores e frutos. Há evidências de que protege o coração e pode reduzir o risco de câncer.
» Vitaminas A, B e C
Estes micronutrientes naturais ajudam a fortalecer o sistema imunológico, a pele e promovem a formação de glóbulos vermelhos.
» Proteína orgânica vegetal
Por ser uma proteína vegetal, é mais fácil para o corpo digerir do que a proteína animal (leite, ovo, carne) e sem causar colesterol durante a digestão.
» Fibra, em grandes quantidades
Ajuda a melhorar o funcionamento do sistema digestivo e reduz o risco de desenvolver alguns tipos de câncer.
» Ácidos graxos essenciais ômega 3, 6 e 9
Gorduras que nosso corpo não consegue produzir sozinho na quantidade de que necessita, protegendo-nos de doenças cardiovasculares.
» Ajuda a perder peso
40% desta fruta é fibra, o que ajuda a reduzir o apetite naturalmente. Ao estabilizar o açúcar no sangue, a fibra mantém os níveis de energia estáveis.
» Aumenta a energia e resistência
Isto é devido ao seu alto teor de carboidratos saudáveis, proteínas e gorduras. Sua alta concentração de carboidratos fornece ao corpo a energia necessária para o trabalho ou para a prática de qualquer esporte.