Onde ficar em Paris: dicas para cada tipo de viajante

De regiões familiares à boemia, dicas de regiões onde ficar em Paris, seja qual for seu estilo

Paris, conhecida como a Cidade Luz, encanta visitantes com sua arquitetura icônica e charme incomparável. No entanto, para quem viaja pela primeira vez, escolher onde se hospedar pode ser um desafio, já que a cidade é dividida em 20 arrondissements – uma espécie de bairros administrativos numerados em espiral a partir do centro, cada um com características únicas.

Alguns são ideais para quem busca luxo e sofisticação, enquanto outros oferecem opções mais acessíveis ou uma atmosfera boêmia. Além disso, fatores como segurança e proximidade às atrações turísticas também são importantes na escolha. Pensando nisso, reunimos recomendações dos melhores arrondissements para diferentes perfis de viajantes, ajudando você a encontrar a localização mais adequada para sua estadia em Paris.

Onde ficar em Paris com a família

O 8º Arrondissement é a área mais indicada para quem viaja em família, principalmente por ser espaçoso e imponente. Além disso, tem várias opções de transporte, como a Linha 1 do Metrô, que atravessa o centro da cidade.

As atrações adequadas para crianças, como o Parc Monceau, são uma vantagem, e as ruas e avenidas são projetadas para acomodar um grande fluxo de pedestres, ao contrário de arrondissements mais apertados.

Na prática, isso torna empurrar um carrinho de bebê (ou caminhar três ou quatro lado a lado) relativamente fácil.

Parc Monceau, Paris— Foto: Wikimedia Commons

LEIA MAIS: Experiências de viagem que você não pode deixar de viver um dia. Confira!

Se quiser aproveitar a vida noturna, fique no 10º Arrondissement

O Canal Saint-Martin, que atravessa o coração do 10ème, é uma das áreas mais animadas da cidade. Os locais costumam fazer piqueniques por lá e as calçadas estão sempre cheias de cafés populares. À noite, é claro, eles se aventuram nas boates e casas noturnas da moda.

Canal Saint-Martin, Paris – Foto: Wikimedia Commons

Se as opções do 10º arrondissement não forem suficientes, a Bastilha e o Marais, igualmente vibrantes, também são repletos de bares, cafés e clubes, e ficam a apenas algumas paradas de metrô.

Onde ficar em Paris na primeira viagem

Sem dúvidas, no 6º Arrondissement! Afinal, quem visita a cidade pela primeira vez passa pelos pontos turísticos mais famosos:

  • Torre Eiffel
  • Louvre
  • Notre Dame
  • Arco do Triunfo
Torre Eiffel, Paris: Foto: Pixabay

A maioria dessas atrações fica a uma curta distância de Saint-Germain, o coração do 6ème. Além disso, o bairro abriga cafés icônicos e vielas de paralelepípedos que desembocam em bulevares repletos de boutiques.

No vizinho Odéon, o Jardin du Luxembourg atrai tanto locais quanto turistas, que passeiam pelos jardins e navegam barcos na fonte.

LEIA MAIS: Parque aquático na Europa tem tobogã que passa por tanque cheio de tubarões

Para uma viagem romântica, o 3º Arrondissement

Paris, por si só, já é romântica. Contudo, em nenhum lugar essa aura é mais evidente do que nas charmosas ruas, jardins e lugares históricos do 3º arrondissement. O romance está presente a qualquer hora.

À noite, as luminárias de rua emitem um brilho sedutor e, durante o dia, os becos sem saída e cantinhos escondidos são ideais para explorar de braços dados.

Onde ficar em Paris para se entregar à moda

Não dá para falar de Paris sem mencionar a moda, certo? Então, escolha o 1º Arrondissement se este for o seu interesse! Um passeio pela rue Saint-Honoré é indispensável para quem adora estar na moda.

Seja se entregando à lendária Hermés, gastando um pouco mais na Goyard, ou simplesmente observando o movimento em uma mesa de café, este bairro é très à la mode.

Rue Saint-Honoré, Paris—Foto: Flickr

O melhor bairro LGBTQ+ para ficar em Paris

Não é à toa que o Marais é o favorito da comunidade LGBTQIA+. O 4º arrondissement é especialmente acolhedor, com uma série de bares e clubes que exibem a bandeira do arco-íris, especialmente na Rue des Archives.

Esse orgulho também permeia as ruas como a rue Sainte Croix de la Bretonnerie e a rue Rambuteau.

LEIA MAIS: Londres: história, modernidade e aventuras inesquecíveis te aguardam!

Onde ficar em Paris na casa dos 20 anos

Por fim, o Quartier Latin, 5ème arrondissement, acolhe estudantes universitários e expatriados que criam uma atmosfera jovem, artística e boêmia. O bairro é vibrante a qualquer hora do dia e noite afora, atraindo muitos jovens em busca de acomodações econômicas.

Quartier Latin, Paris — Foto: Flickr

 

Então, encontrou seu cantinho favorito entre os lugares onde ficar em Paris?

destinos na Europadicas de turismoDicas de Viagemdicas para conhecer ParisParis