O sol é branco ou amarelo? ‘Nenhum dos dois’ é a resposta mais próxima – Entenda!
A forma como a luz se comporta, inclusive pela distância, interfere na cor refletida pelo sol
“Numa folha qualquer, eu desenho um sol amarelo”. Ou seria branco? Segundo pesquisadores da NASA, poderia ser os dois. Ou nenhum! Afinal, o sol é branco ou amarelo?
A verdade é que, desde criancinhas, realmente pintamos o sol de cor dourada. No máximo, colocávamos alguns tons laranja para indicar o pôr do sol, por exemplo.
LEIA MAIS: 7 efeitos inesperados que o clima muito quente está causando à vida na Terra
Mas, repare que, quando refletido na água, o sol tem mesmo uma cor branco-luminosa. Essa confusão toda levou a uma discussão acalorada na internet. E o resultado sobre se o sol é branco ou amarelo pode te surpreender!
O sol é branco ou amarelo: como tudo começou?
Primeiro, uma usuária da rede X (antigo Twitter) afirmou categoricamente que o sol tinha deixado de ser amarelo. Com isso, “adotou” uma cor branca e brilhante.
Bastou isso para dividir os seguidores. Houve quem concordasse, enquanto alguns seguiam acreditando na tradicional cor amarela da estrela.
A discussão foi tanta que o Washington Post entrou na história e decidiu investigar. Para isso, foi, nada menos, que à NASA para obter respostas mais precisas.
O sol não é branco nem amarelo, mas verde!
Espantou-se com a resposta? Pois bem, segundo a NASA, tudo vai depender de como a luz se comporta. Vamos entender melhor sobre isso?
De acordo com W. Dean Pesnell, cientista do Observatório de Dinâmica Solar da NASA, o Sol é tão luminoso e diverso em cores que nossos olhos têm dificuldade em identificar só uma. Por isso, ele nos parece branco.
No entanto, por que muitos de nós associamos o Sol ao amarelo? Sobretudo, pela forma como a luz é dispersa.
Quando a luz solar viaja pela atmosfera, as moléculas de ar redirecionam os comprimentos de onda azuis e violetas. Isso, a princípio, permite que os comprimentos de onda amarelos e vermelhos alcancem nossos olhos.
Daí, a percepção de tons quentes no Sol, como o amarelo e o laranja. Principalmente durante o pôr do sol, quando a luz solar atravessa uma atmosfera mais densa.
A cerca de 150 milhões de quilômetros da Terra, o Sol aparece como uma simples pinta branca no céu. No entanto, sua cor “amarelada” ou outras cores que observamos estão diretamente relacionadas à forma como a luz é espalhada pela atmosfera. É por esse mesmo motivo que o céu diurno nos parece azul.
A cor tem tudo a ver com o calor
Ainda na explicação se o sol é branco ou amarelo, a temperatura de uma estrela também influencia a cor que ela emite. Dito de outra maneira, aquelas mais quentes emitem mais luz azul, enquanto as mais frias emitem mais luz vermelha.
Sendo assim, o Sol, com sua temperatura de cerca de 15 milhões de graus Celsius, fica no meio-termo. Consequentemente, sua cor fica mais difícil de classificar.
É importante ressaltar, no entanto, que, em futuro distante, o Sol deve passar por mudanças significativas. Ou seja, pode tornar-se vermelho à medida que o hidrogênio que o alimenta se esgotar.
LEIA MAIS: 4 motivos para deixar o bico de ar condicionado aberto durante o voo
Eventualmente, se expandirá e, de acordo com estimativas científicas, “devorará” a Terra e outros planetas antes de se transformar em uma estrela fria. Por fim, ficará imperceptível. No entanto, isso está previsto para ocorrer daqui a bilhões de anos, então, o Sol ainda tem muitos anos de brilho à frente.
Em suma, o Sol é uma estrela multifacetada, parecendo branca devido à sua intensa luminosidade, mas pode assumir tons de amarelo, laranja ou até mesmo vermelho. Tudo isso graças aos fenômenos atmosféricos e à complexidade da luz estelar.
Gostou do artigo? Mas, nada de ficar olhando para o sol na tentativa de descobrir a cor, hein? Deixe isso para os cientistas!
Confira mais sobre os segredos do universo aqui, no Rotas de Viagem!