O que fazer de graça em Praga, a joia do leste europeu

A capital tcheca é, por si só, um deslumbre que cabe nos mais variados bolsos.

Difícil alguém passar por Praga sem se apaixonar por ela! Um tesouro em forma de arquitetura clássica, poesia em cada paisagem, a cidade encanta viajantes e moradores. Cheia de atrações marcantes, a capital da República Tcheca tem atividades para todos os bolsos. Inclusive, confira o que fazer de graça em Praga!

Há algum tempo, Praga configurava entre os destinos mais lindos e baratos da Europa. Sejamos justos, essa realidade não é mais a mesma! Ainda que a cerveja continue deliciosamente barata, atrações como a Catedral de São Vito, a Biblioteca Strahov e o Museu Judaico de Praga dão aquela afugentada aos mais desavisados.

Mas, não se preocupe, pois há muito o que fazer na capital tcheca sem declarar falência. Se seu orçamento é mais apertado ou não quer mesmo gastar tanto em uma viagem, confira opções de lazer gratuitas na cidade dos sonhos.

11 coisas para fazer de graça em Praga

Ponte Carlos

Ponte Carlos

Apesar de ser uma das atrações mais icônicas de Praga, a Ponte Carlos, com seus magníficos 650 anos, não cobra um centavo para atravessar. Por isso, o passeio ao longo de seus paralelepípedos fica ainda mais delicioso, aproveitando para admirar as fileiras de estátuas barrocas.

Sua extensão também serve de palco para artistas de rua demonstrarem sua arte, além do ponto de apreciação das espetaculares torres e cúpulas em ambos os lados do rio.

O melhor lugar para visualizar toda ponte em arco de pedra é a margem do rio, logo atrás do Museu Franz Kafka.

Veja no Mapa

Relógio Astronômico

Relógio astronômico medieval Olorj

Outro famoso ponto turístico da cidade, o Relógio Astronômico, instalado em 1410, é rico em arquitetura e simbolismo. Para se ter uma ideia, seus dois ponteiros não indicam, apenas, as horas, como são, também, ricas fontes de informação. Mostram o dia e o mês do ano, o signo do zodíaco, horas do nascer pôr do sol, além da fase atual da lua.

O relógio está localizado na Praça da Cidade Velha e, de hora em hora, dá um show com suas peças e figuras anexadas. O que pode dar uma desanimada são as hordas de turistas visitando a atração.

Se for possível, tente ver o relógio de perto entre os horários marcados para exibição ao público.

Veja no Mapa

Petřín

A Torre de Petřín, no topo da colina Petřín, proporciona uma vista incrível da região

Petřín é um dos parques mais populares de Praga, com suas passarelas em meio à floresta, jardins de rosas e vistas deslumbrantes da cidade. O Muro da Fome, uma estrutura construída em 1362, tem em seu nome a alegação de ter sido construída para fornecer renda à população faminta de Praga.

Você pode caminhar até o topo para encontrar belas vistas da cidade ou ficar no sopé da colina para brincar nos balanços e outros equipamentos de playground.

Veja no Mapa

Castelo de Praga

Castelo de Praga

Ok, a visita aos interiores do Castelo de Praga não é gratuita, mas ninguém vai te cobrar por passear pelos jardins e pátios. Inclusive, como os portões ficam abertos até mais tarde, o melhor horário para visitá-los é à noite, uma vez que a multidão geralmente diminui.

Também é grátis passar pela Golden Lane, onde o escritor Franz Kafka viveu por um tempo.

Veja no Mapa

Nový Svět

Nový Svět (Palickap, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons)

É imperdoável visitar Praga sem uma caminhada por Novy Svet, o Novo Mundo. Embora esteja a apenas uma curta caminhada do castelo, este bairro pitoresco parece muito mais distante, com suas ruas de paralelepípedos, casas do século XVI em tons pastéis e resquícios das antigas muralhas da cidade.

É também o lar de um pequeno jardim, um parque infantil, além de um pequeno café encantador.

Veja no Mapa

Câmara Municipal (Municipal House)

Câmara Municipal de Praga (Thomas Ledl, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons)

Ligada ao portão que marca a entrada para o centro histórico, a Câmara Municipal de Praga é uma obra-prima da arquitetura art nouveau. Enquanto os corredores do andar superior só podem ser acessados pelo tour guiado pago, dá para desfrutar a fachada deslumbrante, com seu grande mosaico de entrada e o foyer ornamentado gratuitamente.

Veja no Mapa

O Menino Jesus

Escultura do Menino Jesus de Praga, na Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa (Fotobanka ČTK, René Fluger;, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons)

Trazido pela Espanha em 1628 e considerado possuidor de poderes de cura milagrosos, o Menino Jesus continua um local de peregrinação para os cristãos. A escultura com 47 cm de altura é adornada com trajes coloridos que variam periodicamente, rivalizando com o Manneken Pis, de Bruxelas.

Além da estátua, há um museu gratuito que exibe algumas das roupas mais elaboradas criadas para ela na Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa de Malá Strana.

Veja no Mapa

Vyšehrad

Vyšehrad (Stanislav Jelen, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons)

A Cidadela Vyšehrad está situada no topo de uma colina, serviu como antiga residência real e tem vista para o rio Moldava. Mas, ao contrário do Castelo de Praga, sua visita é gratuita.

Além de explorar a requintada Igreja de São Pedro e São Paulo, a dica é caminhar pela Cidadela e visitar o cemitério gótico de Vyšehrad.

Lá, estão sepultados notáveis ​​tchecos como Dvořák, um dos primeiros compositores a alcançar o mundo fama, e Mucha, artista renomado que pintou The Slav Epic, série de 20 telas gigantes que retratam a história e mitologia dos povos eslavos. No verão, Vyšehrad tem uma das melhores cervejarias ao ar livre de Praga.

Veja no Mapa

Igreja Nossa Senhora de Týn

Igreja Nossa Senhora de Týn

A capital da República Tcheca está repleta de igrejas majestosas seculares, muitas gratuitas. Uma das mais fotografadas é a Igreja Nossa Senhora de Týn, obra-prima gótica de duas torres que se eleva sobre a Praça da Cidade Velha. Seu interior expõe o estilo barroco arrojado, incluindo o altar do século XVII e a tumba do pioneiro astrônomo dinamarquês Tycho Brahe.

Veja no Mapa

Música ao ar livre

Concerto musical ao ar livre no Wallenstein Garden

Você não precisa procurar muito para encontrar boa música em Praga e, melhor, de graça!  Entre maio e setembro, por exemplo, o Wallenstein Garden é palco de concertos regulares de jazz e metais, artistas clássicos e coros. Artistas de rua também fazem apresentações improvisadas na Ponte Carlos o ano todo.

Vários clubes de jazz e blues oferecem entrada gratuita, como o Jazz Republic, com shows gratuitos quase todas as noites da semana.

Caminhar por Old Town

Praça da Cidade Velha

A Old Town (Cidade Velha) é o centro histórico de Praga, considerado por muitos o bairro mais impressionante e bonito da cidade. Aqui, estão a Praça da Cidade Velha, o Relógio Astronômico, igrejas góticas, salas de concertos e casas noturnas. Por fim, temos Josefov, bairro judeu do século X que passou praticamente intacto pela ocupação nazista.


Após descobrir o que fazer de graça em Praga, que tal continuar economizando em suas próximas viagens? Também na Europa, veja um roteiro de atividades gratuitas por Bruxelas e as melhores atrações 0800 de Madri!


Ofertas de hotéis e pousadas em Praga – Confira!

Comentários (0)
Adicionar Comentário