Boston, a capital do estado de Massachusetts, é uma das cidades mais antigas dos Estados Unidos. Fundada em 1630, teve papel fundamental na Revolução Americana e, por isso, se destaca na Freedom Trail, percurso de 4km que conta a história na nação. Também famosa por receber estudantes universitários, recebe ainda uma alcunha nada interessante – a de cidade cara. Porém, os visitantes podem comemorar, pois uma lista do que fazer de graça em Boston alivia o roteiro de quem não tem tantos dólares para gastar.
Estudantes universitários e jovens profissionais, geralmente, não dispõem de muita renda e, por isso, precisam procurar atividades gratuitas para se divertir. No caso de Boston, há várias maneiras de sair de casa sem gastar um centavo. Por isso, confira, a seguir, uma lista com atividades e opções do que fazer de graça em Boston.
Atrações gratuitas em Boston
Siga os passos dos revolucionários na Freedom Trail
A Freedom Trail, como falamos lá em cima, apresenta a cidade de Boston da era da Guerra da Independência. O caminho de tijolos vermelhos com 4km atravessa 16 locais que deram à cidade o status de Berço da Liberdade. Há, ainda, um mapa disponível para download que orienta o caminho no site oficial.
Passeie pelo mercado histórico de Boston
Um passeio que é uma verdadeira aula de história. Dê uma olhada ao redor do Grande Salão e descubra sobre o histórico Faneuil Hall e seu papel como mercado e ponto de encontro. Em seguida, vá ao Quincy Market para escolher entre dezenas de barracas de comida acessíveis. No entanto, uma das melhores partes dessa visita são os artistas de rua. Uma caminhada pelo Quincy Market costuma ser repleta de músicos, acrobatas e dançarinos, além de pessoas tocando gaita de foles ou andando em monociclos.
Faça um tour pela Massachusetts State House
Visite a Massachusetts State House, o “centro do sistema solar”, para aprender sobre o inseto símbolo do estado (a joaninha) e prestar seus respeitos ao Sacred Cod. Passeios gratuitos liderados por The Doric Docents (guias turísticos voluntários) são de segunda a sexta-feira e visitam os salões cerimoniais, as câmaras legislativas e o poder executivo.
Experimente a vida a bordo do USS Constitution
O USS Constitution é o navio de guerra comissionado mais antigo do mundo e está ancorado no pátio da marinha de Charlestown. Oficiais da marinha conduzem passeios gratuitos aos conveses superiores, onde você aprenderá sobre as façanhas do navio nas primeiras batalhas navais da América. Basta apresentar um documento de identidade com foto na entrada.
Conheça Castle Island
A Castle Island é uma vasta área verde à beira-mar com vistas incríveis. O Fort Independence está aberto para exploração e passeios gratuitos. Caso contrário, você pode relaxar na praia, pescar no cais ou mergulhar os pés nas águas frias do porto.
Caminhe pela Black Heritage
Em Beacon Hill, a trilha Black Heritage, de 2,5 km explora a história do abolicionismo e da colonização afro-americana em Boston. Baixe um mapa para um passeio a pé autoguiado ou encontre-se com o tour gratuito do NPS, que sai do Memorial Robert Gould Shaw.
Passe um dia na Biblioteca Pública de Boston
A Biblioteca Pública de Boston é considerada um “santuário de letras”, mas é um templo de arte e arquitetura também. Visitas guiadas gratuitas partem da entrada principal, porém, nada impede que você se oriente, com um mapa em mãos, pelos impressionantes corredores cheios de murais. A BPL também organiza palestras de autores, apresentações musicais e outros eventos gratuitos.
Confira as magníficas coleções de arte
Boston é considerada a Atenas da América, então, é um pecado não ir a, pelo menos, uma de suas galerias de arte. Às quartas-feiras, após as 16h, a entrada no Museu de Belas Artes é feita por meio de doação. Às quintas-feiras, a partir das 17h, o Instituto de Arte Contemporânea oferece uma noite gratuita, até as 21h00 às quintas-feiras. Ah, e o Museum of Bad Art é sempre gratuito e aberto ao público.
Faça um tour pelo local de nascimento de JFK
John F. Kennedy nasceu e foi criado em uma modesta casa de madeira em Brookline, agora listada como Sítio Histórico Nacional JFK. Ouça Rose Kennedy examinando os móveis, além de conferir fotografias e lembranças preservadas desde que os tempos dos ilustres moradores. As visitas guiadas duram meia hora de quarta a domingo (9h30 às 17h). Mas, atenção, o local fica até novembro de 2020 para reformas.
Visite a universidade mais antiga dos EUA
Que tal conhecer a prestigiosa Harvard em um tour conduzido pelos próprios alunos? Os estudantes levam os visitantes em passeios históricos gratuitos pelo Harvard Yard, compartilhando suas próprias perspectivas sobre a vida estudantil. Os passeios de uma hora partem do Smith Campus Center.
O tour é limitado, então é recomendável chegar cedo na alta temporada. Ainda sobre a universidade, a Harvard Common Spaces sedia a Winter Fest no The Plaza, aberto e gratuito ao público no inverno. Veja se tem habilidade em curling, boliche ou shuffleboard no gelo.
Vá a algum evento ao ar livre no Hatch Memorial Shell
O Charles River Esplanade é o quintal de Boston, um ótimo local para piqueniques, passeios de bicicleta e passeios de lazer. Durante todo o verão, o Hatch Memorial Shell hospeda eventos gratuitos, como shows ao ar livre, filmes e o festival Dancing in the Park.
Encontre artistas no SoWa First Fridays
A partir das antigas fábricas e armazéns no South End, os artistas criaram estúdios e espaço para galerias. O SoWa Artists Guild organiza um evento de estúdio aberto na primeira sexta-feira de cada mês (das 17h às 21h). Venha conferir a arte e misturar-se aos criativos residentes.
Explore o Arnold Arboretum
No Arnold Arboretum você vai encontrar trilhas, jardins, gramados abertos e várias e várias flores de todas as partes do mundo, espalhados por 260 acres (cerca de 1,05 km²). E o melhor: o acesso é totalmente gratuito durante todo o dia. Não deixa de apreciar a coleção de árvores Bonsai do local.
Não deixe de ir a Samuel Adams Brewery Tour
Mais uma aula de história, desta vez, regada a cerveja. Na Jamaica Plain, fica o local de nascimento da verdadeira cerveja artesanal da América. No clássico Samuel Adams Brewery Tour, aprenda sobre a história da empresa, testemunhe o processo de fabricação e experimente os produtos fabricados ali. E, por produtos, entende-se cervejas espumosas, refrescantes e saborosas.
Os passeios acontecem de segunda a sábado, das 11h15-17h, e os ingressos são atribuídos por ordem de chegada. O tour é aberto a todas as idades, mas é necessário ter acima de 21 anos para beber. Se ainda não se der por satisfeito, vá até Downeast Cider, em East Boston, para provar a linha rotativa de sidras locais.
Tenha uma vista incrível da cidade a partir do Bunker Hill Monument
O Bunker Hill Monument, em Charlestown, é parte da Freedom Trail e permite subir até o topo gratuitamente. O monumento comemora a Batalha de Bunker Hill, a primeira da Guerra Revolucionária. Foi tecnicamente uma vitória britânica, mas as forças coloniais provaram que podiam lutar contra os inimigos. Ao subir os 294 degraus, você será recompensado com uma vista espetacular da cidade.
Boston pode até ser uma cidade cara, mas como se pode ver, existem várias atrações gratuitas para aproveitá-la.
Lindas imagens.
Através delas pude observar as belezas esses espaços.
As construções antigas nos levam à pensar de como haviam pessoas muito inteligentes e sábias, pois sem o uso das tecnologias de hoje construíram obras belíssimas.