O que é o Wi-Fi 7? Novo padrão de internet promete altíssimas velocidades!
Entenda agora como o Wi-Fi 7 vai transformar a conectividade
O recém-lançado Wi-Fi 7 promete transformar a maneira como os usuários se conectam à internet sem fio. Com capacidade para alcançar velocidades surpreendentes de até 40 Gbps, o Wi-Fi 7 se destaca por ser quatro vezes mais rápido que a versão anterior, o Wi-Fi 6.
Essa evolução na velocidade de conexão permite downloads ágeis, streaming de vídeos mais fluido e uma melhoria significativa na experiência de jogos online.
LEIA MAIS: Flying-V promete mudar o design dos aviões como conhecemos – Saiba mais!
Para que você fique por dentro, hoje vamos falar um pouco mais sobre a chegada desse novo Wi-Fi 7, que promete melhorar a conectividade sem fio dos usuários e também trazer conexões mais rápidas. Acompanhe a seguir!
Latência reduzida para jogos e aplicações em tempo real
Um dos grandes avanços do Wi-Fi 7 é a sua capacidade de enviar e receber dados com mais agilidade, reduzindo assim a latência. Esse avanço é especialmente relevante para jogos online e atividades que demandam respostas rápidas, onde cada milissegundo é essencial.
Além disso, o alcance ampliado do Wi-Fi 7 significa que mais dispositivos poderão se conectar de diferentes partes de uma casa ou escritório, diminuindo as chances de áreas com sinal fraco e melhorando a qualidade da conexão em ambientes amplos.
Prepare-se para o futuro com o Wi-Fi 7
Equipamentos necessários para aproveitar o novo padrão
Para desfrutar das vantagens do Wi-Fi 7, é necessário possuir roteadores que sejam compatíveis com o novo padrão. Embora o mercado ainda conte com um número limitado de opções, espera-se que roteadores Wi-Fi 7 se tornem cada vez mais acessíveis.
Além disso, dispositivos como smartphones, tablets e notebooks também precisarão ser compatíveis com o Wi-Fi 7 para usufruir de suas melhorias.
Contudo, considerando que o Wi-Fi 7 ainda está em seus estágios iniciais de lançamento e que a atualização de dispositivos e roteadores podem implicar custos adicionais, muitos usuários podem preferir aguardar a adoção mais ampla desse padrão. Além disso, temos que ter em mente que a própria adoção do Wi-Fi 6 está longe de ser considerada popularizada.
LEIA MAIS: Agora você pode morar em um bunker da Guerra Fria por ‘apenas’ US$ 1,24 milhão
Certificação e disponibilidade do Wi-Fi 7
A Wi-Fi Alliance anunciou no início do mês de janeiro deste ano que iniciou a certificação de produtos compatíveis com o Wi-Fi 7 . Alguns dispositivos já estão preparados para o futuro, como é o caso do smartphone OnePlus 11 5G com chip da Qualcomm, pronto para a nova tecnologia 802.11be.
Estima-se que o novo protocolo estará disponível em mais de 233 milhões de dispositivos já neste ano.
Empresas como Intel e Broadcom estão na fase de testes, sinalizando que a chegada do Wi-Fi 7 no mercado de massa é apenas uma questão de tempo.