Com a alta no preço da gasolina nos últimos tempos – chegando acima da faixa dos R$ 7,00 em alguns estados do Brasil – muitos postos começaram a oferecer um preço bem atrativo, porém alguns deles com gasolina adulterada.
A gasolina adulterada pode gerar diversos problemas tanto para o veículo, quanto para a saúde do motorista. Por isso, sempre desconfie quando alguns postos ofertarem um preço muito abaixo da média e somente abasteça o seu automóvel em locais de sua total confiança.
Com isso, é muito importante também que, ao abastecer, você observe se as bombas estão lacradas e com as informações exigidas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), como: CNPJ do posto, endereço e selo do Inmetro.
Pensando nisso, no artigo de hoje, para te ajudar a não passar por esse problema, nós vamos te contar o que é gasolina adulterada e como identificar os seus sinais. Confira a seguir!
Afinal, o que é gasolina adulterada?
Também conhecida popularmente como “gasolina batizada”, a gasolina adulterada é caracterizada por ser aquela que sofreu um processo de adulteração em seu produto original. Ou seja, é quando a gasolina é misturada com outros solventes mais baratos, que geralmente é o etanol.
LEIA MAIS:
- Saiba como se prevenir de combustíveis adulterados na hora de abastecer!
- O que faz um carro pegar fogo? Saiba o que leva ao incêndio de veículos
Ainda assim, segundo a ANP, é permitido uma porcentagem de até 27% de etanol anidro na composição da gasolina. Mas acontece que alguns postos utilizam uma mistura com uma quantidade bem acima do autorizado para fazer aumentar, de maneira irregular, a quantidade disponível de produto para venda.
Sintomas de gasolina adulterada no veículo
Caso o seu veículo tenha sido abastecido com uma gasolina adulterada, ele dará alguns sinais. Tais como:
Aumento do consumo
Você perceberá uma queda brusca do consumo médio de combustível logo após o abastecimento.
Luz de alerta do motor fica acesa
Grande parte dos carros apresenta uma luz no painel em formato de um motor. A sua função é sinalizar quando existe algo de errado com a injeção eletrônica. Caso ela acenda após abastecer, é um sinal de que a gasolina está adulterada.
Redução do desempenho
Mais um dos sintomas de gasolina adulterada é que seu veículo começará a sofrer em ultrapassagens e apresentar diversas falhas. Assim, você precisa acelerar mais do que o normal para rodar pelos mesmos lugares, por exemplo.
LEIA MAIS:
- Você sabia que existe multa por pneu careca? Saiba o valor e como evitá-la!
- Calibração do pneu: Como devo fazer e qual a pressão correta?
Aparecimento de ruídos
Você notará que o seu carro começou a fazer alguns ruídos, principalmente ao trocar de marchas.
O carro começa a “engasgar”
Esse é um dos sintomas mais comuns do uso da gasolina adulterada. Acontece que o motor do carro tem problemas para trabalhar com esse tipo de combustível e, por isso, o motor começa a falhar. Geralmente observa-se que o carro começa a querer “morrer” nas marchas mais baixas.
Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!