Quem faz a contribuição anual durante o período da Declaração do Imposto de Renda sabe que não é nada agradável cair na malha fina. Desse modo, estar em dia com esse tributo e realizá-lo da forma correta são os passos fundamentais para ficar longe desse problema.
Contudo, apesar de esse ser um assunto muito comentado entre as pessoas, ainda existem algumas dúvidas referente a isso. Por essa razão, no artigo de hoje, nós vamos te contar sobre a malha fina e quais são as suas consequências. Confira a seguir!
Qual é o conceito de malha fina?
Antes de tudo, precisamos entender o que é a malha fina e qual é a sua relação com o Imposto de Renda.
Portanto, a malha fina é todo um processo que ocorre quando o contribuinte omite alguma informação ou existem erros de dados na Declaração do Imposto de Renda.
Funciona assim: a Receita Federal avalia algumas informações que os declarantes prestaram. Logo, se for identificado alguma divergência durante a avaliação, é iniciado um procedimento para que os problemas sejam apurados.
Durante esse processo, o governo convoca o indivíduo para dar uma explicação e ele fica impossibilitado de receber a restituição do Imposto de Renda.
LEIA MAIS: Vendeu seu carro usado? Talvez você tenha que pagar Imposto de Renda – Entenda!
Quais são as consequências de cair na malha fina?
Se o declarante não realizar a Declaração do Imposto de Renda da forma correta e cair na malha fina, ele fica sujeito a pagar uma multa de até 37,5% acima do valor devido à Receita Federal. Além de ficar impossibilitado de fazer o saque da restituição anual do Imposto de Renda.
Caí na malha fina, e agora? O que fazer?
Se por algum acaso, você caiu na malha fina, a melhor saída é procurar entender onde está o erro e consertar junto com a Receita Federal. Nesse caso, o mais indicado é que você procure ajuda com um contador para te ajudar a resolver esse problema.
Como evitar?
A melhor maneira de evitar correr riscos de cair na minha fina é fazer a Declaração do Imposto de Renda com antecedência e sem erros. Por isso, declare todos os seus ganhos e não omita nenhum tipo de informação. Além disso, se houver algum problema, você pode corrigir a declaração enquanto estiver no prazo permitido.
Além disso, você também pode contratar um contador para ter ainda mais sucesso com a sua declaração.
Gostou deste artigo? Confira outras matérias semelhantes, aqui no Rotas de Viagem.