O que acontece se atrasar a fatura do cartão? Entenda!
Saiba quais são as consequências que o pagamento atrasado pode trazer
Os cartões de crédito são extremamente úteis e os melhores amigos de quem possui um bom planejamento financeiro. No entanto, imprevistos podem ocorrer, o que pode fazer com que o pagamento das contas atrase, seja por não ter o dinheiro no momento, esquecer da data, etc. Nesses momentos, pode bater um desespero, especialmente ao não saber quais são as consequências do atraso. Por conta disso, vamos te explicar o que acontece se atrasar a fatura do cartão.
Os problemas ao atrasar a fatura do cartão
Sem dúvidas, o maior problema do cartão de crédito é a possibilidade de ele se tornar uma verdadeira bola de neve de dívidas. Afinal, ele conta com taxas de juros que ficam cada vez maiores devido aos atrasos. Inclusive, esse é um problema que muitas pessoas acabam ignorando, visto que pagam suas contas em atraso, mas poderiam ter economizado alguns reais se quitassem a parcela na data correta.
LEIA MAIS: Juros do rotativo do cartão de crédito sobe: Veja o custo de não pagar sua fatura!
Os juros no cartão de crédito
No geral, a multa por atraso varia de acordo com cada cartão, mas pode chegar a até 2% nos mais abusivos. Mesmo que você atrase apenas um dia, a multa será cobrada, mas é importante saber que, como não é cumulativa, você pagará o mesmo valor se atrasar até 30 dias. No entanto, o que preocupa são os juros, visto que eles são cumulativos e podem chegar a até 1% por dia de atraso, causando bastante dor de cabeça.
Inclusive, caso não consiga pagar o valor total da sua fatura e decida deixá-la para o mês seguinte, os juros podem ser muito maiores. Esse número pode mudar de acordo com cada cartão, mas a média é de pelo menos 15% por dia. Por conta disso, não é uma boa decisão pagar a fatura parcialmente, visto que a cada mês o valor aumenta de forma significativa.
LEIA MAIS: 5 coisas que fazem um cartão de crédito ser bloqueado – Confira!
O que fazer quando não conseguir pagar fatura
Economistas recomendam fazer esforços para reduzir os gastos até que seja possível quitar a dívida. Dessa forma, evitará que a bola de neve fique ainda maior e te traga muita dor de cabeça. Além disso, é importante conhecer os termos e as condições do seu cartão, visto que facilita saber quando tomar cada decisão financeira. No final, essa acaba sendo uma questão de planejamento.
Se você gostou desse artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!