3 maneiras erradas – e comuns – de usar papel alumínio em casa!

Mesmo sendo um material muito útil e conhecido pelas pessoas, na maioria das vezes, as mesmas não sabem os limites para o uso do tal.

O papel alumínio é facilmente encontrado nas cozinhas brasileiras, por ser uma ferramenta que supre diversas necessidades: prática, impermeável, resistente e, o mais importante, barata. No entanto, o material tem seus limites. Se usado de maneira errada, torna-se tóxico para o corpo humano e pode, até mesmo, provocar acidentes.

Por isso, hoje trazemos algumas dicas para alertar e informar sobre as maneiras erradas de utilizá-lo. Confira a seguir.

Maneiras erradas de usar a folha de alumínio

Confira agora algumas:

Usar em altas temperaturas, como no forno

Colocar os alimentos para cozinhar enrolados no papel alumínio é um costume transmitido de geração em geração. Isso é feito para que o prato tenha um cozimento uniforme e mais acelerado.

No entanto, aquecer o papel alumínio diretamente na comida pode ser prejudicial à saúde. O material pode se tornar tóxico quando exposto a altas temperaturas, ocorrendo a lixiviação, que é a transferência do metal para o alimento.

No organismo humano, o limite diário de alumínio é de 23 miligramas para um adulto. Taxas elevadas desse mineral têm sido associadas a diversas doenças, como Alzheimer e distúrbios ósseos, entre outras.

Portanto, cozinhar sempre usando esse método pode ser prejudicial a longo prazo para aqueles que consomem esses pratos diariamente.

LEIA MAIS:

Usar no micro-ondas

Assim como é utilizado para forrar o forno e as bocas do fogão, algumas pessoas podem pensar que é uma boa ideia forrar também o micro-ondas com a folha de alumínio.

Essa técnica é usada para evitar que a sujeira danifique os eletrodomésticos, mas pode gerar um problema ainda maior.

Isso ocorre porque dentro desse aparelho, as micro-ondas refletem no papel alumínio, resultando em faíscas e até mesmo incêndios.

Usar para guardar as sobras na geladeira

O ideal é utilizá-lo em alimentos que serão congelados, mas o destino mais comum acaba sendo a geladeira.

Embora não seja totalmente incorreto, o papel alumínio não é hermético e não vedará o alimento para conservá-lo adequadamente, ficando exposto ao crescimento de bactérias.

Então, o correto seria embrulhar as sobras e colocá-las no congelador. No entanto, se for consumir nos próximos dias, como no dia seguinte, por exemplo, pode-se colocar na geladeira tranquilamente.

Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também