Novo tipo de pedágio já está em vigor e motoristas podem economizar; entenda!

A rodovia Rio-Santos é a primeira a receber o pedágio por km rodado, inovação para os motoristas de longa distância.

Já imaginou a existência de um pedágio por quilômetro rodado que é gerado automaticamente? Esta é a novidade que promete revolucionar o fluxo de estradas e rodovias brasileiras.

Presente em outros países, o sistema free-flow promete atingir bons resultados no Brasil. A BR-101, que faz a ligação Rio-Santos, já contém o sistema que está em pleno funcionamento, e a promessa é de expansão. Assim, a seguir, conheça como ele funciona.

Como funciona o pedágio por km rodado?

Com o free-flow, acabou a necessidade de o motorista parar em cabines e receber o pedágio manualmente. Isso porque haverá identificação eletrônica e automática de cada carro por meio de sensores ao longo de estradas e rodovias.

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Para que os motoristas saibam que serão cobrados, haverá placas de sinalização indicando que, logo a frente, haverá sensores automáticos.

Após detectado o carro, o motorista recebe o valor do pedágio em uma fatura. Assim, basta efetuar o pagamento pelo banco ou pelo órgão ou entidade de trânsito.

Outra vantagem do free-flow é que as tarifas de pedágio não serão absurdas: além de ser proporcional ao quilômetro rodado, haverá descontos entre 5 e 70%, dependendo do histórico de pagamento.

E a implementação no Brasil?

O free-flow vem dando certo em várias partes do mundo. Chegou ao Brasil em dezembro de 2022, com uma implantação-teste na BR-101, a rodovia Rio-Santos. A Resolução 984, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), determinou que o pedágio por km rodado entrará em vigor agora, em 2023.

Para isso, é preciso haver implementação desse sistema em outras vias, o que já está sendo providenciado. Assim, a instalação dos sensores já está acontecendo em outras rodovias da região Sudeste. A previsão é de que até março, o Brasil inteiro apresente suas vias com pedágio automático.

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