Novo golpe em pagamentos por aproximação exige atenção do consumidor; saiba mais!

O golpe ocorre por meio de um vírus no sistema, capaz de gerar um erro falso.

Com o avanço tecnológico, os tipos de golpe no cartão estão cada vez mais aprimorados, fazendo com que as pessoas caiam mais facilmente. Isso fez com que, nos últimos tempos, o número de golpes aumentasse, sobretudo por conta de um novo golpe que surgiu recentemente.

Nele, criminosos criaram variações de um malware que infecta maquininhas de cartão, forçando o bloqueio de pagamentos por aproximação e obrigando pessoas a inserirem seus cartões na máquina.

Como o golpe acontece?

Para instalar o vírus, os hackers entram em contato com o lojista responsável pela máquina, passando-se por funcionários de empresas responsáveis ​​pelo processamento de pagamentos eletrônicos. No contato, eles afirmam ser necessária uma atualização do sistema da maquininha, o que é mentira.

Assim, solicitam que os lojistas acessem uma URL por meio do computador em que está localizado o sistema de pagamento e, ao clicar, o vírus concede acesso remoto a esse sistema. A partir daí, os criminosos conseguem identificar e impedir o pagamento por aproximação, exibindo uma falsa mensagem de erro no visor da máquina.

Isso obriga o cliente a inserir o cartão físico no processo de pagamento. Dessa forma, eles podem roubar os dados do cartão.

LEIA MAIS:

É possível escolher o cartão que será clonado

Além disso, descobriu-se que os criminosos conseguem escolher o tipo de cartão para aplicar o golpe, como os tipos Black, Infinite, cartões corporativos ou outros que contam com limites muito superiores aos comuns.

A informação foi divulgada pela empresa especialista em segurança cibernética Kaspersky no dia 31 de janeiro. Ela afirmou que, desde 2014, a quadrilha por trás desse esquema opera na América Latina. No entanto, até o momento, as modificações mais recentes só foram encontradas no Brasil.

Saiba como se proteger

Nesta situação, o consumidor precisa buscar alternativas, como pagamento via Pix ou até mesmo com dinheiro. É fundamental ficar atento à forma como a loja trata as transações e sempre conferir os valores impressos na fatura do cartão de crédito, verificando se há cobranças que você desconhece.

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também