Pneu desgastado é um problema enfrentado por qualquer dono de carro ou moto, mas a preocupação que chega primeiro é a multa por pneu careca que você pode receber e não apenas o risco que está correndo.
Essa infração gera duas penalidades principais, que é multa e aplicação de pontos na CNH.
O desgaste excessivo nos pneus é uma característica que pode indicar que o automóvel está em mau uso. Além disso, é necessário se preocupar com a segurança no trânsito, pois o pneu careca pode gerar acidentes.
Veja abaixo algumas características e informações sobre a multa por pneu careca.
O que caracteriza um pneu careca?
A Resolução Nº 588 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) diz que a profundidade da banda de rodagem de um pneu não pode ser menor que 1,6mm. Então, se o pneu estiver abaixo disso, o motorista está sujeito a receber multa grave e até mesmo ter a retenção do veículo.
LEIA MAIS: Dívida de multa de trânsito e pontos da CNH têm prazo de validade – Conheça!
Como saber se o pneu está careca?
Uma das formas mais simples e rápidas de saber se o pneu está careca e precisa trocar, é analisando a profundidade dos sulcos, chamados também de “os riscos na borracha”.
Esses sulcos são responsáveis por fazer o pneu ter aderência no asfalto, drenar a água e refrigerar a borracha.
Entretanto, é comum que com o decorrer do tempo e constante uso, aconteça um desgaste e redução desses sulcos, e com isso reduz-se a aderência. Por isso é recomendado fazer a troca dos pneus quando os sulcos chegarem a 1,6 milímetros.
O “Tread Wear Indicator (TWI)” é uma forma prática de medir os pneus, observando os pequenos indicadores nos sulcos que são mostrados nessa medida. Quando a borracha chega a esse nível, é o momento ideal de trocar os pneus do automóvel.
Qual a multa por pneu careca e quantos pontos vão para a carteira?
Embora não seja uma das mais caras, a infração por pneu careca é considerada grave e o valor da multa por pneu careca é de R$195,23.
Além da multa, o motorista também recebe pontos na carteira. E para essa infração, o condutor recebe 5 pontos.
Importante lembrar que existe o limite de pontos na carteira, que são 40 pontos, e mesmo que a quantidade dessa infração seja baixa, é essencial que evite esse tipo de conduta e infração.
Dirigir com os pneus nessas condições é muito perigoso para o próprio motorista e demais pessoas no trânsito.
Gostou desse conteúdo? Pois, em nosso blog você encontra muitas outras dicas, curiosidades e informações sobre mobilidade e trânsito. Clique aqui para conferir agora mesmo!
Essa foi a primeira multa que eu tomei a primeira vez agente nunca esquece KKK 21/10/21