Andar devagar no trânsito dá multa? Saiba quando isso é verdade!
Veja o que fala o Código de Trânsito Brasileiro
Dirigir muito rápido pode ser bastante perigoso, tanto para vida do motorista como para os passageiros, pedestres e outros veículos nas proximidades. Por conta disso, cada via possui uma velocidade máxima permitida, variando bastante de local para local.
Caso o condutor desrespeite essas regras, receberá uma multa e até mesmo perder alguns pontos na CNH. Entretanto, você sabia que também é possível levar uma multa por andar devagar? Saiba mais abaixo.
LEIA MAIS: 5 situações que podem gerar multas no trânsito e quase ninguém sabe!
Limite máximo e mínimo de velocidade
Como você já deve saber, dirigir acima do permitido pode ser um fato agravante para o risco de acidentes de trânsito. Inclusive, é uma das infrações mais cometidas pelos brasileiros todos os anos.
Ademais, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) também possui regras para quem dirige muito devagar. Nesse caso, ocorre uma infração quando o veículo transita em uma velocidade inferior àquela permitida na via.
Entendendo a velocidade mínima e se é possível levar multa por andar devagar
No Brasil, a velocidade mínima é definida como aquela abaixo da metade da velocidade máxima. Portanto, se você estiver em uma via de 80km/h, a velocidade mínima é 40km/h.
Art. 219. Transitar com o veículo em velocidade inferior à metade da velocidade máxima estabelecida para a via, retardando ou obstruindo o trânsito, a menos que as condições de tráfego e meteorológicas não o permitam, salvo se estiver na faixa da direita:
Infração – média;
Penalidade – multa.
Nesse caso, o artigo 219 do CTB é responsável por definir as punições para quem não segue essa regra. Entretanto, o condutor só poderá ser multado se cometer a infração em uma via que possuir aparelhos de detecção de velocidade e se estiver retardando ou obstruindo o trânsito, salvo se:
- As condições de tráfego e meteorológicas não o permitirem;
- Se estiver na faixa da direita.
Portanto, especialistas em direção apontam para a importância de, além de procurar por placas de sinalização de velocidade, prestar atenção ao fluxo da via. Em muitos casos, quando a polícia identifica esses indivíduos, sabe que eles estão desatentos, muitas vezes mexendo no celular ou até mesmo alcoolizados.
LEIA MAIS: Qual é a tolerância de velocidade do radar? Descubra qual a regra!
Entretanto, essas regras podem ser reconsideradas de acordo com as condições físicas e meteorológicas da via, além da intensidade do trânsito. Afinal, muitos engarrafamentos ocorrem em pistas com velocidade máxima bem alta.
Gosto do artigo? Você pode encontrar muitos outros aqui mesmo no Rotas de Viagem!