Muito além de demissão e aposentadoria: veja as opções para sacar o FGTS!

Não precisa ter sido demitido, estar prestes a se aposentar ou mesmo ter uma doença. grave para o saque

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tem como objetivo principal proteger o trabalhador demitido sem justa causa.  O programa funciona como uma poupança forçada para o trabalhador, que pode ser utilizada em situações específicas, como aquisição de casa própria, doenças graves ou aposentadoria.

Mas existem casos em que não é preciso estar nas situações citadas acima. Confira abaixo as outras situações para se sacar o FGTS.

Quais as outras situações que permitem o saque do FGTS

O Fundo já é um velho conhecido em caso de demissão sem justa causa, de aposentadoria e de ser portador de doenças como Parkinson, HIV e câncer. Porém, existem outros casos para o saque do FGTS. São eles:

  1. Financiamento Habitacional — A pessoa que deseja comprar ou construir um imóvel residencial pode utilizar o saldo do FGTS na hora da contratação, como entrada do financiamento, constituindo parte do pagamento ou do valor total.
  2. Saque de aniversário  Criado pela Lei 13.932/19, o Saque-Aniversário do FGTS permite que o trabalhador efetue a retirada de parte do saldo de sua conta do FGTS anualmente, no mês de seu aniversário.
  3. Desastre Natural — Aqui, o FGTS pode ser sacado diante da necessidade material do beneficiário depois de ser vítima de desastres naturais ou químicos. O governo federal faz uma autorização especial.
  4. Falecimento do titular —Nesta modalidade, os dependentes têm direito ao saque do saldo do FGTS . Eles desfrutam materialmente do saldo deixado pelo titular na altura do seu falecimento.
  5. Ter 70 anos de idade — Independente da aposentadoria, o beneficiário pode retirar o saldo do FGTS ao completar 70 anos. Cada vez mais, esta modalidade vem caindo em desuso por causa das reformas previdenciárias.
  6. Três anos sem depósitos no FGTS — Se ficar três anos sem fazer depósitos no Fundo, o beneficiário tem direito a receber o saldo deixado.

LEIA MAIS: 

Como sacar o FGTS?

Em quaisquer dessas situações, a forma de sacar é a mesma. Primeiro, é preciso solicitar à Caixa a liberação do valor, pelo app, em casas lotéricas ou na sua própria agência, e então sacar o dinheiro da sua conta.

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também