Moto elétrica mais rápida do mundo atinge 455 km/h – Veja em ação!
A motocicleta francesa chega a 455 km/h e é a maior recordista do mundo.
A Voxan Wattman ficou conhecida como a moto elétrica mais rápida do mundo depois que o italiano Max Biaggi alcançou 455 km/h com a motocicleta francesa.
Com isso, o piloto contou, em suas redes sociais, que chegou a um modelo aerodinâmico inferior a 300 kg e quase se queimou durante esse processo.
“Meu macacão de corrida é bem apertado, mas em alta velocidade tudo é relativo. O contato do vento batendo no couro a 455 km/h faz a pele queimar. A turbulência é insana”, disse Max Biaggi.
Assim, o veículo se tornou um grande recordista no mundo das motocicletas. Então, veja, a seguir, todos os detalhes sobre a Voxan Wattman!
Moto elétrica mais rápida do mundo: o que ela tem de especial?
Para começar, a Voxan Wattman é equipada com um motor elétrico EQ da Mercedes-Benz. Desse modo, ela desenvolve 136 kgfm de torque e 435 cv de potência. O que é bastante impressionante!
E não para por aí! Para você ter noção, a sua força é tão grande que a marca teve que elaborar o sistema de arrefecimento a base de gelo seco. Caso contrário, o motor da Voxan Wattman poderia fritar devido à alta velocidade.
Para alcançar a velocidade de 455 km/h foi implementado um design aerodinâmico que visava diminuir a resistência da ar durante a pilotagem.
De acordo com Biaggi, “quando você vê o velocímetro marcando 455 km/h, não dá para acreditar nos seus olhos. Mesmo para um piloto de MotoGP, acostumado a passar de 300 km/h, é algo extremo. Fica difícil até de enxergar”.
E como fazer para parar a Voxan Wattman a 455 km/h?
Certamente, agora você deve estar se perguntando: mas como fazer para parar essa moto quando está em 455 km/h? O segredo está nos cuidados com a frenagem!
Para auxiliar na tarefa, a empresa Michelin incrementou pneus de 17 polegadas elaborados singularmente para a Voxan Wattman. Eles possuem medidas de 190/55 na traseira e 120/70 na dianteira.
Conforme o relato de Biaggi, na hora de frear é necessário controlar o pneu traseiro e estar atento à temperatura da pista.
Além disso, foi necessária a demarcação de uma posição específica para se iniciar o processo de frenagem para evitar que o veículo saísse da pista antes de estar totalmente parado.
A moto elétrica mais rápida do mundo em ação
Você pode conferir uma demonstração da máquina em ação no vídeo abaixo:
Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!