Os habitantes de Málaga, na Espanha, estão expressando sua frustração com o crescente número de turistas que invadem suas ruas, como informa o Euronews. Por meio de uma onda de adesivos, eles estão transmitindo seus sentimentos aos visitantes de forma direta.
Países estão fazendo campanha contra o turismo exagerado
Os moradores, há muito tempo cansados do crescente número de turistas, encontraram uma maneira de expressar seu descontentamento. Ao caminhar pelas ruas de Málaga significa se deparar com essas mensagens, que variam desde as mais suaves, como “esta era minha casa” e “este costumava ser o centro da cidade”, até as mais diretas, como “vão para casa” e “fedendo a turista”.
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Málaga, localizada na Costa del Sol, tem sido um destino turístico popular devido ao seu clima ensolarado e custo de vida relativamente baixo. No entanto, nos últimos anos, a cidade se tornou ainda mais atraente para turistas e nômades digitais em busca de um novo lar ou local de trabalho.
Dani Drunko, proprietário do bar Drunkorama, iniciou uma campanha de adesivos após ser “expulso” de sua casa para dar lugar a um aluguel de curto prazo para turistas.
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A “turismofobia” tem atingido níveis mundiais
Dados recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) da Espanha revelam que oito em cada 10 novos residentes em Málaga são estrangeiros. Além disso, a cidade tem atraído empresas tecnológicas, incluindo gigantes como Google, transformando-a em um novo polo de tecnologia da Europa.
Málaga não está sozinha nessa luta contra o turismo em massa. Em outras regiões da Espanha, como Ilhas Canárias e Ilhas Baleares, manifestações e protestos semelhantes têm ocorrido. A situação é vista como uma tendência global de resistência ao turismo descontrolado, vista em cidades como Amsterdã, Quioto e até mesmo no Havaí.