Vale tudo? Veja 5 mentiras contadas em currículos para conseguir um emprego!
A intenção é conseguir um emprego, mas mentir pode ser bem arriscado.
A concorrência para conseguir um espaço no mercado de trabalho está cada vez mais alta e as pessoas buscam por diferenciais. Nesse sentido, muitas delas têm contado mentiras no currículo para conseguir ter destaque entre a multidão. No entanto, isso é muito perigoso, pois hoje em dia já há maneiras de identificá-las.
As 5 principais mentiras contadas no currículo
A maioria das pessoas que mentem no currículo nunca acreditam que serão descobertas. Além disso, muitas delas acham que esse tipo de mentira é simples e não há problema em contá-la. Porém, isso pode ter consequências ruins. Assim, confira a seguir as 5 principais mentiras no currículo.
LEIA MAIS:Como fazer um currículo para pessoas mais velhas? Siga essas dicas!
Idiomas
Alguns candidatos acreditam que a listagem de um idioma estrangeiro no currículo é necessária para que eles sejam chamados para uma entrevista de emprego. No entanto, uma rápida prova oral aplicada no momento da entrevista ou logo após a contratação é capaz de expor essa mentira.
Experiência
Supervalorizar cargos, empregos e empresas anteriores pode ser uma indicação de que um candidato está mentindo sobre sua experiência profissional. Nessa situação, é normal que o recrutador pergunte sobre projetos ou entre em contato com colegas do antigo trabalho da pessoa.
Formação
É comum ver títulos de graduação ou pós-graduação listados como concluídos quando, na verdade, os cursos estão trancados ou não foram finalizados. A falsificação de certificados e licenças é algo menos frequente, mas ainda ocorre. Porém, quando recrutadores vão atrás da autenticidade da informação, a mentira é revelada.
Salário
Os salários anteriores aparecem no ranking das mentiras que os candidatos contam com mais frequência. Tentar aumentar a remuneração atual mentindo sobre as anteriores pode ser bastante prejudicial. Além disso, essa informação facilmente pode ser consultada por meio do registro da carteira de trabalho.
LEIA TAMBÉM: 5 coisas que você deve fazer enquanto busca um emprego
Competências
Muitos candidatos supervalorizam qualidades e realizações, quando, na realidade, participaram apenas como convidados ou observadores. Porém, basta um telefonema para a empresa anterior revelar a falsidade da alegação.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!