Melhor aeroporto do mundo deixará de exigir passaportes – Entenda!
O Aeroporto de Changi aposta em tecnologia biométrica para agilizar processos e melhorar a experiência do passageiro.
Em uma novidade importante, o Aeroporto Changi de Cingapura, reconhecido mundialmente como um dos melhores, está prestes a elevar a experiência de viagem a um novo nível. A partir do próximo ano, viajantes poderão deixar o país sem apresentar seus passaportes.
Em vez disso, utilizarão tecnologias de dados biométricos, incluindo reconhecimento facial, para cruzar os portões de embarque, como revelou recentemente uma reportagem da CNN. Essa mudança promete tornar a jornada aérea ainda mais rápida e conveniente para passageiros de todo o mundo.
Imigração Automatizada
Na última sessão parlamentar de segunda-feira, uma inovação significativa foi anunciada, posicionando Cingapura na vanguarda da tecnologia de imigração. A Ministra das Comunicações, Josephine Teo, revelou que o país adotará um sistema de liberação de imigração completamente automatizado, dispensando a necessidade de passaportes.
LEIA MAIS: Redes Wi-Fi em aeroportos podem esconder perigos – Saiba como evitá-los!
Essa inovação já começou a ser implementada no Aeroporto de Changi, um dos principais operadores aeroportuários globais, responsável por diversos terminais ao redor do mundo, incluindo o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
O local tem utilizado tecnologias biométricas e softwares de reconhecimento facial em suas pistas automatizadas, aprimorando o processo nos pontos de controle de imigração e proporcionando uma experiência mais ágil para viajantes internacionais.
Tecnologia trará mais facilidade aos viajantes
A Ministra das Comunicações explicou que as inovações garantirão que os passageiros não precisem mais apresentar documentos repetidamente em vários pontos de contato nos aeroportos.
A tecnologia empregada será a biométrica, que criará um “token único de autenticação”. Esse sistema será utilizado em várias etapas automatizadas da jornada do passageiro, desde o despacho de bagagens até o momento do embarque. Com isso, a necessidade de documentos físicos, como cartões de embarque e passaportes, será totalmente eliminada.
Aeroporto de Changi possibilita inovação após recuperar título de melhor do mundo
O Aeroporto de Changi, que recentemente recuperou seu status como o melhor aeroporto do mundo segundo o Skytrax World Airport Awards, depois de perder o título para o Aeroporto de Catar por dois anos, está na vanguarda da tecnologia de viagens.
LEIA TAMBÉM: 7 itens que não valem a pena comprar no aeroporto
No entanto, a Ministra das Comunicações, Josephine Teo, ressalta que, apesar das inovações, os passaportes ainda são requisitos em muitos países que ainda não adotaram sistemas de liberação de imigração sem documentos.
O Aeroporto de Changi é um hub global, atendendo mais de 100 companhias aéreas e conectando 400 cidades em quase 100 países e territórios. Em junho, o aeroporto registrou mais de 5,12 milhões de passageiros passando por seus terminais, marcando a primeira vez que os números de passageiros ultrapassaram cinco milhões desde o início da pandemia em janeiro de 2020.
Com o projeto de retorno ao fluxo de passageiros pré-pandêmico, o aeroporto está otimista de que o novo sistema biométrico facilitará ainda mais o trânsito de viajantes.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para não perder nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!