Vale o alerta! 4 itens de casa que jamais devem ser desinfetados

Confira essa lista e entenda o porquê de não desinfetar esses itens.

Manter a casa sempre limpa, arrumada e livre de bactérias é um objetivo comum para muitas pessoas. Para alcançar esse objetivo, é rotineiro o uso de diversos produtos químicos para desinfetar superfícies. No entanto, você sabia que existem itens que não devem ser desinfetados? Confira o nosso texto!

O que significa desinfetar?

Desinfetar significa eliminar quase que totalmente as bactérias, vírus, fungos e outros microrganismos presentes em uma superfície. Dessa forma, o produto utilizado torna-se mais seguro e evita contaminações.

Principalmente após a pandemia, tornou-se comum desinfetar superfícies com álcool 70%. No entanto, existem certos produtos que, quando desinfetados, podem representar um perigo para quem os utiliza. Veja abaixo quais são:

LEIA MAIS: Não ignore este objeto nojento na sua casa – Saiba o que é e como limpá-lo!

Brinquedos infantis

O primeiro item que não deve ser desinfetado são os brinquedos infantis. Por mais que estejam sujos, utilizar produtos desinfetantes pode ser prejudicial às crianças.

Isso ocorre porque os produtos químicos podem permanecer na superfície do brinquedo, e seus resíduos representam um risco para a saúde da criança, principalmente porque elas costumam levar os brinquedos à boca.

Dessa forma, o ideal é utilizar água morna e sabão neutro para limpar os brinquedos, enxaguando bem após a lavagem e deixando-os secar naturalmente.

Superfícies de madeira

Objetos com superfície de madeira não devem ser desinfetados. Isso ocorre porque a madeira possui pequenas fendas que absorvem facilmente os produtos químicos, podendo contaminar outras pessoas.

Óculos

Certamente você deseja evitar que resíduos de produtos químicos entrem em contato com seus olhos. Portanto, não é recomendado utilizar nenhum tipo de desinfetante em óculos. Basta lavá-los com sabão neutro e água corrente.

LEIA TAMBÉM: Mito ou verdade? 4 truques caseiros de limpeza desvendados; confira!

Joias

As joias podem ser manchadas e danificadas pelo contato com produtos químicos. Superfícies de prata e ouro podem se desgastar facilmente, e as pedras preciosas podem perder sua cor.

Além disso, os resíduos de produtos químicos nas joias podem causar irritações na pele. Portanto, a limpeza de joias deve ser feita apenas com detergente neutro e água. Se for necessário fazer polimento, ele deve ser realizado com produtos específicos.

Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também