Inteligência emocional: 7 frases que podem arruinar suas relações
Pessoas com baixa empatia têm dificuldade de se colocar no lugar do outro e de entender seus próprios sentimentos
A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, entender e gerenciar as próprias emoções, bem como as dos outros. Pessoas que a desenvolvem são mais propensas a ter relacionamentos saudáveis e bem-sucedidos.
No entanto, mesmo quem tem alta inteligência emocional pode dizer coisas que prejudicam os relacionamentos. A seguir, veja sete frases que revelam falta de inteligência emocional e oferecem sugestões para alternativas mais construtivas.
LEIA MAIS: 4 truques de linguagem corporal que podem ajudar na sua carreira profissional
1. “Seus sentimentos são irracionais.”
A falta de inteligência emocional está relacionada à dificuldade de se colocar no lugar do outro. Por isso, evite julgar sem ouvir. Em vez disso, que tal trocar por: “Não entendo por que você se sente assim, mas quero entender. Você pode me explicar?”
2. “Eu não posso te perdoar.”
Se abrir para ouvir a outra pessoa é positivo e, sobretudo, ajuda a superar esse sentimento. Assim, uma resposta para essas situações é explicar que enfrenta dificuldades para lidar com a situação. Mas trabalha para deixar o ressentimento de lado.
3. “Pare de ser louco!”
Indivíduos emocionalmente inteligentes geralmente evitam reações exageradas. Ou, ainda, associadas a um senso de autoconsciência e autoestima.
Logo, para momentos acalorados, o melhor é dizer algo como: “‘Embora eu tenha ouvido que você está chateado comigo, sua reação pode ter mais a ver com seu passado do que com o que estou fazendo agora. Você acha que isso é verdade?’”
4. “Você simplesmente está errado.”
Ser inflexível com feedbacks e opiniões também é uma característica de quem não tem inteligência emocional. Assim, em vez de presumir que a pessoa está errada, questione a opinião ou o sentimento.
Em outras palavras, esteja aberto e tente compreender a perspectiva dos outros, como sugere o site Pequenas Empresas Grandes Negócios.
5. “É culpa sua que eu esteja me sentindo assim.”
Pessoas com alta inteligência emocional geralmente entendem que as emoções se ligam às dificuldades que enfrentam. Mas, ao atribuir a culpa ao mundo exterior, você perde a oportunidade de compreender seus próprios limites.
Assim, em vez de culpar outra pessoa, a sugestão é dizer: “‘Estou me sentindo muito emotivo agora. Minha percepção sobre a situação é que…’”
LEIA MAIS: 8 traços de uma personalidade poderosa e cativante
6. “Não me importo com o que você sente.”
Inegavelmente, ignorar ou não se importar com os sentimentos dos outros revela falta de inteligência emocional. Uma alternativa, então, seria substituir essa frase por: “Sinto muito por saber que você está triste. Como eu poderia te ajudar?”
7. “Eu não vou mudar. Este é quem eu sou”
Por fim, a mudança e o desenvolvimento pessoal são naturais ao longo dos anos. No entanto, pessoas com baixa inteligência emocional resistem a novas possibilidades.
Contudo, é importante que a pessoa se mostre aberta a comentários sobre si mesma. E, também, peça tempo para pensar, se necessário.