Gasolina sem petróleo já é uma realidade; entenda!
A inovação do mercado de combustíveis começou a ser produzida em grande escala.
O petróleo, um combustível fóssil não renovável, tem como derivado um produto muito usado em nosso cotidiano: a gasolina. De fato, ele é uma fonte de energia vital para a economia mundial. Além de ser usado para produzir combustíveis para transporte, como gasolina e diesel, também é uma matéria-prima importante para a produção de plásticos e outros produtos químicos.
Porém, a extração, o transporte e o uso do petróleo podem causar danos ao meio ambiente, incluindo a contaminação do ar e da água, a destruição de habitats e a mudança climática.
A respeito disso, uma opção nova de combustível está sendo desenvolvida no mercado que, além de sustentável, promete ser muito mais em conta do que a que usamos no momento. Assim, para saber mais inovações a respeito da gasolina, continue lendo essa matéria.
LEIA MAIS: 4 maneiras erradas de economizar combustível – e que muitos acreditam!
Combustível sustentável: gasolina feita sem petróleo
Há muito tempo, diversos pesquisadores vêm estudando a possibilidade de produzir uma gasolina sintética. Assim, em dezembro de 2022, instalou-se, em Magalhães (sul do Chile), a primeira fábrica de produção desse tipo de gasolina. Essa ação está sendo feita por meio de um consórcio entre Porsche, Siemens Energy, Hif Global e outras empresas de grande porte e muito poder financeiro e comercial.
O novo combustível pode ser chamado de elétrico ou eletrocombustível e é fabricado na planta de Haru Oni. O nome – estranho à primeira vista – significa ventos fortes na língua indígena da região. A composição da gasolina sem petróleo se baseia em um processo de separação da água em Oxigênio e Hidrogênio, a qual é seguida pela produção do e-metanol a partir da combinação com CO₂.
Como resultado, o produto final emite 90% menos gás carbônico que uma gasolina comum!
Na fase inicial alcançou-se a produção de 750 mil litros de e-metanol por ano. Assim, a estimativa é que, com o crescimento gradual do projeto, a produção alcance 55 milhões de litros de gasolina elétrica. Com isso, acredita-se que até 2025 a fábrica irá produzir 550 milhões de litros de combustível sintético.
A inovação no ramo dos combustíveis torna o meio ambiente muito melhor, afinal, sem o uso do petróleo, o modelo novo de gasolina irá diminuir as emissões de carbono. Além disso, ele também servirá para abastecer navios e aviões, contribuindo para a diminuição da poluição do ar.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!