Ímã pode estragar a tela do celular? Saiba quando isso ocorre!
Preocupação possui um fundo de verdade, mas não há motivo para pânico
No geral, os smartphones trazem diversas preocupações em relação à sua integridade. Afinal, é normal encontrar diversas dicas sobre como mantê-los bem cuidados, como evitar contato com a água e poeira ou até mesmo utilizar películas de proteção. Além disso, é comum escutar que um ímã pode estragar a tela do celular, sejam aqueles de fones de ouvido ou suportes magnéticos. Entretanto, isso não é 100% verdade.
Saiba mais abaixo sobre quando um ímã pode estragar realmente o seu aparelho, e quando isso é apenas uma preocupação desnecessária.
A relação entre ímãs e eletrônicos
No geral, ímãs são itens bem comuns em boa parte dos produtos eletrônicos, especialmente quando falamos dos fones de ouvido. Por conta disso, muitas vezes eles são acompanhados de recomendações para deixá-los distantes das telas de aparelhos, sejam celulares ou televisões. Apesar de conter certo fundamento, especialistas apontam para alardes exagerados em relação ao magnetismo.
LEIA MAIS: Funções secretas que o seu celular tem e você nem imaginava
Isso porque eles deixam claro que é significativamente raro que eletrônicos sejam danificados por ímãs. Logo, o que realmente faz diferença é o volume (ou potência) aplicado sobre qualquer dispositivo. Um bom exemplo é do imã de geladeira ou das travas magnéticas em estojos de tablets. São fortes o suficiente para fazer seu trabalho, mas não para prejudicar seu aparelho.
Como o ímã pode estragar a tela do seu celular?
No geral, apenas os ímãs com uma força magnética muito grande, como aqueles de neodímio, são capazes de causar danos para o seu celular. Inclusive, existem casos de até mesmo perda de dados. Porém, esse é um cuidado que deve ser tomado apenas em casos de quem está exposto a esses “super ímãs”, como em ambientes industriais, laboratórios de ciência ou hospitais.
Portanto, itens mais básicos, como suportes para celular e fones de ouvido, apresentam pouquíssimo risco para o seu aparelho. Ademais, é bem provável que o seu próprio smartphone tenha algum ímã desempenhando um papel importante no seu sistema.
Quer encontrar mais dicas como essas? Então, confira várias outras aqui no Rotas de Viagem!