Ilha brasileira em formato de coração pode ter a menor praia do mundo
Conheça a Ilha Rachada, um refúgio no litoral norte de São Paulo. Sua formação rochosa e a "menor praia do mundo" tornam a ilha um destino muito curioso.
Em meio ao litoral norte de São Paulo, encontramos um verdadeiro tesouro natural, a Ilha da Selinha, carinhosamente conhecida como Ilha Rachada. Este refúgio inexplorado se destaca por sua formação bem diferente, com duas enormes paredes de rocha divididas por uma fenda que nos revela uma prainha estreita.
Apesar da aparente inospitalidade, a ilha é cheia de vida. Seus pontos mais altos são preenchidos com Mata Atlântica, proporcionando uma visão magnífica para quem navega próximo à ilha. Uma vista de cima revela uma curiosa semelhança: a ilha assemelha-se a um coração partido.
LEIA MAIS: Região está se transformando no 1° deserto do Brasil, segundo pesquisadores
O cenário é, sem dúvida, espetacular, mas vale alertar que desembarcar na ilha não é aconselhável, e é muito perigoso. Sendo assim, convido você conhecer esse lugar que, segundo as tradições locais, abriga a menor praia do mundo!
Considerada por muitos como a menor praia do mundo, a ilha é um tesouro de Ubatuba
Situada em Ubatuba, próxima da Ilha dos Porcos e das praias do Engenho, da Fazenda e Brava da Almada, a Ilha Rachada é um local pouco visitado. Guias locais levam os turistas até suas proximidades apenas para apreciar a paisagem, e há motivos para eles fazerem isso.
LEIA MAIS: Além do tempero: 10 maneiras incríveis de usar o alecrim
Em primeiro lugar, a preservação ambiental é uma prioridade. Com o tamanho e a fragilidade do ecossistema local, a exposição prolongada ao turismo poderia levar a danos irreversíveis.
Em segundo lugar, a segurança é um fator muito importante. As formações rochosas irregulares que estão localizadas abaixo da água representam um perigo iminente para lanchas e quem quiser praticar mergulho.
A minúscula prainha da Ilha Rachada, com cerca de 4 metros de largura e 15 metros de extensão, é cercada por lendas locais. As pessoas acreditam, mesmo sem comprovação, que essa seja a menor praia do mundo. Porém, ela poderá, em breve, ser reconhecida oficialmente, pois a cidade de Ubatuba está considerando pedir o título ao Guinness Book.