5 hábitos simples para melhorar a sua memória de longo prazo
Saiba como melhorar a sua memória e combater a demência.
Após os 40 anos, o cérebro humano encolhe cerca de 5% por década. Isso pode ter uma influência significativa na memória e no foco. No entanto, o declínio mental não precisa ser uma característica inevitável do envelhecimento. Isso porque certos fatores do estilo de vida têm mais influência no desenvolvimento de doenças relacionadas à memória do que os genes de um indivíduo.
5 hábitos para te ajudar com a memória
Com o passar dos anos, muitas pessoas, às vezes até muito jovens, configuram alguns problemas de memória que começam com pequenos esquecimentos. No entanto, existem alguns hábitos que podem ajudar a manter o cérebro afiado e combater a demência. Confira quais são eles a seguir.
Gerencie os níveis de açúcar
A principal fonte de combustível do cérebro é o açúcar no sangue; se você não tiver o suficiente, não terá energia. No entanto, o excesso de açúcar pode danificar vasos sanguíneos e tecidos, o que pode causar envelhecimento prematuro e doenças cardiovasculares. Assim, não se esqueça de que o açúcar não é o inimigo, mas sim o seu excesso.
LEIA MAIS: Fique atento! Veja 5 coisas para não se fazer em nenhum hotel
Tenha um sono de qualidade
Segundo um estudo, pessoas com apneia do sono não tratada são mais propensas a sofrer perda de memória 10 anos antes que a população em geral. Nesse sentido, um cérebro saudável precisa de oito a nove horas de sono por noite. Para atingir esse objetivo, procure manter os seguintes hábitos:
- Mantenha um horário fixo para dormir e acordar;
- Desligue os eletrônicos uma hora antes de dormir;
- Faça algo relaxante antes de dormir, que vá induzir o seu sono;
- Tome sol assim que puder ao acordar.
Faça uma dieta nutritiva
O único método comprovado para manter o cérebro ativo e melhorar a memória é ter uma dieta equilibrada e saudável. Alimentos como carne, brócolis, salame, ovos, tomates e até chocolate fortalecem o sistema nervoso, melhoram a função cognitiva, estimulam a memória e podem até prevenir o mal de Alzheimer.
Não fume e evite o fumo passivo
Comparando fumantes com não fumantes, o risco de desenvolver demência é 30% maior para aqueles que fumam. Ainda, as pessoas que convivem com fumantes também são colocadas em perigo devido ao fumo passivo. Isso porque até o resíduo da fumaça do cigarro que cria o cheiro característico pode emitir substâncias químicas tóxicas para o cérebro.
LEIA TAMBÉM: 5 sintomas de uma pessoa chata – Veja se você tem algum deles!
Desenvolva sempre novas habilidades
Manter nossa memória ativa e saudável vai além de exercitá-la com jogos, ilusões de ótica, palavras-cruzadas, etc. Desenvolver continuamente habilidades e buscar novos conhecimentos no nosso dia a dia são maneiras muito mais eficazes de fazer novas conexões no cérebro. Assim, quanto mais conexões, maior a probabilidade de o cérebro reter e aprimorar a memória.
Exercite a sua memória da mesma forma que faria em um treinamento físico. Em uma academia, você trabalha músculos diferentes em dias diferentes. O mesmo raciocínio vale para o cérebro.
Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de navegar pelo site do Rotas de Viagem e conferir mais artigos informativos e curiosos sobre diversos assuntos!