Hábito diário é capaz de rejuvenescer e melhorar o bem-estar, revela a ciência
Dormir bem é a chave para se sentir mais jovem e saudável. Cientistas explicam como o sono pode impactar sua aparência e bem-estar
Você já ouviu falar do elixir da juventude? Bem, parece que ele está mais acessível do que imaginávamos. Mas, não se trata de poções mágicas ou fontes rejuvenescedoras, mas sim de uma rotina noturna simples e essencial: dormir bem.
Sim, você leu certo. A quantidade e a qualidade do sono que você tem todas as noites podem ter um impacto direto na forma como você percebe a sua idade e no seu bem-estar geral.
LEIA MAIS: 7 locais em SP ideais para escapar e descansar da correria
O poder do sono na percepção da idade
Imagine acordar todas as manhãs sentindo-se quase seis anos mais jovem do que sua idade real. Parece um sonho, certo? Mas é exatamente o que os neurocientistas clínicos Leonie Balter e John Axelsson descobriram em seus estudos no Instituto Karolinska, na Suécia. A chave para esse rejuvenescimento? Uma noite completa de sono.
Sete a nove horas de sono por noite são necessárias para fazer com que se sinta mais jovem. Quando você dorme tempo o suficiente, seu corpo se regenera, suas células se renovam e sua mente se revitaliza. É como apertar o botão de “reset” no relógio biológico.
Os efeitos do débito de sono na vida cotidiana
Para investigar como o sono muda a percepção das pessoas sobre si próprias, Axelsson e Balter decidiram desenvolver dois experimentos:
Experimento 1
No primeiro estudo, 429 adultos foram entrevistados sobre seus padrões de sono e sentimentos de juventude. Os resultados foram claros: aqueles que conseguiram ter noites de sono completas no último mês, se sentiam em média 5,8 anos mais jovens. Por outro lado, cada noite mal-dormida fazia com que os participantes se sentissem mais velhos.
LEIA MAIS: 5 destinos mágicos que os viajantes não conseguem resistir
Experimento 2
Em um segundo experimento, 186 adultos foram submetidos a apenas quatro horas de sono por duas noites consecutivas. Os resultados foram: uma noite de sono restrito fazia com que os participantes se sentissem, em média, 4,4 anos mais velhos. Além disso, os níveis de alerta e sonolência foram relacionados na forma como a idade era percebida pelos participantes.
Quando estamos alerta, nos sentimos mais jovens e cheios de energia. Por outro lado, a sonolência está associada a uma sensação de envelhecimento. Sendo assim, além de dormir o suficiente, se assegure de estar alerta durante o dia.