O Google está trazendo uma novidade para quem ama explorar novos lugares: o Google Maps agora será seu guia turístico pessoal, tudo graças à inteligência artificial generativa. Vamos entender o que essa mudança significa para o seu uso do aplicativo.
Google Maps terá nova IA generativa integrada, ajudando o usuário a descobrir novos destinos e mais
Miriam Daniel, vice-presidente do Google Maps, anunciou que a plataforma está se tornando ainda mais inteligente. Agora, ela vai analisar uma incrível quantidade de dados, mais de 250 milhões de lugares, e combinar isso com as informações de mais de 300 milhões de usuários. O objetivo? Criar sugestões tão personalizadas que vão parecer que o Maps está lendo a sua mente.
LEIA MAIS: 6 das viagens de trem mais incríveis do mundo para você embarcar
A novidade vai chegar primeiro nos Estados Unidos, onde alguns usuários sortudos do programa Local Guides terão acesso antecipado para testar essa nova funcionalidade. Esses guias locais, que compartilham avaliações na plataforma, serão os primeiros a experimentar essa nova tecnologia.
O Google Maps agora será seu guia turístico de bolso
O Google está testando um chatbot no Maps, uma inteligência artificial que vai te ajudar a encontrar o que precisa de uma forma mais amigável. Nos Estados Unidos, já tem gente falando com esse robô em algumas localidades específicas, mas ainda não sabemos quando essa conversa boa chegará para nós no Brasil.
Mas agora, não é só buscar por lugares no Maps, é como se você estivesse batendo um papo com o seu melhor amigo local. Você pode pedir sugestões de forma natural, perguntar sobre restaurantes, pontos turísticos, parques, e até mesmo detalhes específicos sobre um lugar que está visitando pela primeira vez.
LEIA MAIS: 6 conselhos valiosos para fazer uma viagem com seu pet
Uma das coisas mais legais desse upgrade é que o Maps vai lembrar dos seus gostos. Como uma IA generativa, ela vai analisar o seu histórico de buscas e oferecer recomendações que têm tudo a ver com você. Procurou por “restaurante bom”? Espere sugestões que combinem com as comidas que você mais gosta.
Google na corrida da inovação tecnológica
Essa não é a primeira vez que o Google aposta alto em inteligência artificial. Depois de trazer o Bard para o Brasil, a empresa lançou o poderoso modelo Gemini, competindo com o ChatGPT. Além disso, investiu em ferramentas como a VideoPoet para criar vídeos e a ImageFX para mexer com imagens. A Google não está brincando na corrida das IAs contra Microsoft, OpenAI e Meta.